29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba com nova carteira de oportunidades de investimento estrangeiro

Cuba com nova carteira de oportunidades de investimento estrangeiro

Havana, 5 out (Prensa Latina) Cuba tem hoje em seu território uma nova Carteira de Oportunidades de Investimento Estrangeiro composta por 678 projetos, 175 a mais que o anterior, aprovado no Conselho de Ministros.

A carteira foi apresentada pelo Ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, que explicou na última reunião daquele órgão executivo que a sua preparação assentou na importância e necessidade de atrair capitais estrangeiros na atual conjuntura económica.

Atualmente o país conta com 429 projetos com diretrizes aprovadas, prontos para serem pactuados, e 56 na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM), criados para gerar exportações, promover a substituição de importações e promover a transferência de tecnologias e competências, no que se refere à gestão de transações.

Na época, esse enclave, localizado ao norte da província de Artemisa, a 45 quilômetros a oeste de Havana, conta com 59 negócios aprovados, dos quais 34 estão em operação e seis em fase de reinvestimento após rescisão de contrato.

Os esboços do novo portfólio de oportunidades respondem aos eixos estratégicos do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030: transformação produtiva e inserção internacional, recursos naturais e meio ambiente, infraestrutura e potenciais humanos e científicos, tecnológicos e de inovação.

Na sua explicação, Malmierca explicou que do ponto de vista territorial este pacote de negócios está distribuído por todas as províncias e, pela primeira vez, a produção alimentar é o setor com maior representatividade.

A propósito, o Primeiro-Ministro Manuel Marrero chamou a atenção para a necessidade de promover o investimento estrangeiro de forma mais dinâmica para dinamizar a economia e o desenvolvimento do país, sempre sob o princípio da soberania nacional.

‘É necessário dar a prioridade que esta matéria assuma nos níveis superiores de gestão, cada um com o papel que lhe corresponde’, frisou.

O investimento estrangeiro em Cuba está legalmente protegido pela Lei 118 de 2014 que regula o acesso ao financiamento externo, tecnologias e novos mercados, a inserção de produtos e serviços nacionais nas cadeias de valor internacionais e a geração de outros efeitos positivos na sua indústria nacional e crescimento da nação.

No artigo 11.1, esta norma legal estabelece que esta atividade pode ser autorizada em todos os setores, com exceção dos serviços de saúde e educação para a população, bem como nas instituições armadas, exceto para os sistemas empresariais destes três ramos.

npg/crc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES