23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cinzas vulcânicas cobrem propriedades em La Palma, Ilhas Canárias

Cinzas vulcânicas cobrem propriedades em La Palma, Ilhas Canárias

Madri, 5 out (Prensa Latina) Parecia que tudo o que se podia imaginar já havia acontecido, mas hoje as cinzas vulcânicas cobrem parte dos edifícios e se produz a ruptura do cone do vulcão de La Palma, nas Ilhas Canárias.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A realidade é mais dura do que se pensava, embora os cientistas ofereçam uma relativa tranquilidade aos habitantes da ilha espanhola, garantindo que não haja sinais mais alarmantes do que o esperado.

Ainda assim, a erupção do cume desde 19 de setembro está longe de terminar e os cientistas estão mantendo uma vigilância contínua sobre os fluxos de lava mais fluídos que surgiram no domingo.

Foi após o colapso de parte do cume e da cratera e verificada a existência de tubos vulcânicos junto à costa, que ajudam a evacuar a lava para o mar.

As imagens parecem, mais uma vez, as de um filme de ficção científica corrigido e ampliado. Às casas e edifícios engolfados pela lava, enormes montes de cinzas são adicionados que cobrem outras instalações.

Já são 413,38 hectares danificados pelas emissões do vulcão com as chamadas erupções estrambólicas, picos explosivos e a queda de alguns blocos arrastados por uma enorme quantidade de lava.

De acordo com o diretor técnico do Plano de Prevenção de Riscos Vulcânicos (Pevolca), Miguel Ángel Morcuende, o enxame sísmico viaja novamente para os locais onde foi inicialmente detectado nos dias anteriores à erupção e está ocorrendo em níveis profundos da crosta.

Ao mesmo tempo, a lava do Cumbre Vieja transforma drasticamente o ecossistema da ilha de La Palma, onde a geografia também mudou substancialmente.

Mais de 600 propriedades foram arrasadas e, apesar dos esforços dos bombeiros e equipes especializadas, não foi possível evitar que o magma engolfasse praticamente toda a cidade de Todoque.

‘Qualquer vestígio da zona de Guirres, zona reconhecida e apreciada por muitos surfistas, foi destruído’, lamentou a Federação Espanhola deste esporte em nota.

npg/ft/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.