16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia a ser concedido na Suécia

Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia a ser concedido na Suécia

Estocolmo, 4 out (Prensa Latina) A comunidade científica mundial anunciará hoje o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, concedido pela Real Academia Sueca de Ciências para as melhores pesquisas nestes campos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Nobel, que começa como de costume na primeira segunda-feira de outubro, será concedido virtualmente devido à situação epidemiológica devido à pandemia de Covid-19.

Fundado em 1901 em homenagem ao cientista sueco Alfred Nobel (1833-1896), que descobriu a dinamite, os Prêmios Nobel são concedidos a personalidades das ciências exatas, fisiologia e medicina, assim como da literatura, política, economia, psicologia e sociologia.

O primeiro Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina foi concedido em 1901 ao alemão Emil Adolf von Behring por seu trabalho na terapia com soro, em particular sua aplicação contra a difteria, um estudo que abriu novos caminhos no campo da ciência médica.

Nestas disciplinas, apenas dois latino-americanos como representantes da região mereciam o prêmio, liderados principalmente pelos Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha.

O primeiro deles foi o argentino Bernardo Alberto Houssay, que o recebeu em 1947 por seus estudos sobre a influência do lobo anterior da glândula pituitária na distribuição da glicose no corpo, o que foi importante para a compreensão da diabetes.

Seu colega cientista César Milstein recebeu o prêmio em 1984, juntamente com o alemão Georges J.F. Köhler e o dinamarquês Niels K. Jerne por delinear teorias sobre a especificidade no desenvolvimento e controle do sistema imunológico e a descoberta do princípio da produção de anticorpos monoclonais.

A edição de 2020 concedeu o prêmio à equipe britânica Michael Houghton e aos americanos Harvey James Alter e Charles M. Rice por sua descoberta do vírus da hepatite C.

acl/alb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.