28 de November de 2021

NOTICIAS

Lula volta a Brasília para fortalecer a frente ampla de oposição

Lula volta a Brasília para fortalecer a frente ampla de oposição

Brasília, 4 out (Prensa Latina) O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva voltou à capital, onde hoje discutirá uma ampla frente de oposição e outras questões com as bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) no Poder Legislativo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O portal de notícias Brasil 247 informou que o ex-chefe de estado chegou a Brasília no domingo e se reuniu com o governador do estado de Pernambuco (nordeste), Paulo Câmara, e o senador e ex-ministro da saúde Humberto Costa.

‘Discutimos os novos passos da frente ampla do campo progressista em oposição ao atual governo federal. Diálogo produtivo em favor de Pernambuco e do Brasil’, escreveu Câmara em uma rede social.

Para Costa, o povo sente falta do tempo em que Lula governou (2003-2011) e o Estado experimentou um grande crescimento econômico.

‘Continuaremos a dialogar para encontrar um bom entendimento entre nossas partes. O Brasil precisa de unidade contra tudo o que o Bolsonaro representa, vamos buscar isso em Pernambuco’, disse o deputado.

Segundo o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Elvino Bohn Gass, a reunião de segunda-feira com o ex-presidente será um ajuste ao trabalho da bancada de forma integrada com a campanha do ex-presidente para a ‘reconstrução do país’.

Lula fez uma visita de cinco dias a Brasília em maio para restabelecer os laços com forças de diferentes tendências políticas no período que antecedeu as eleições de 2022.

A viagem foi a primeira do ex-líder sindical depois que o Supremo Tribunal Federal confirmou a anulação de todas as suas convicções e restaurou seus direitos políticos, permitindo-lhe participar da corrida ao governo.

‘Foi muito importante para mim pessoalmente. Acho que foi muito significativo para o PT restabelecer as conversações com as forças políticas. Não me encontro com as partes há muito tempo’, disse Lula em um vídeo após concluir sua visita ao Distrito Federal na ocasião.

No vídeo, junto com a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, o ex-governante, que também trocou pontos de vista com os embaixadores, descreveu sua viagem como bem-sucedida.

Ele também enfatizou uma frente ampla de esquerda como estratégia para derrotar o presidente Jair Bolsonaro nas urnas no próximo ano.

‘Ninguém está convocando o Brasil para uma reunião. Todos estão preocupados com o desgoverno, o desmatamento, o desprezo do governo pelo Covid-19, as vacinas e o cuidado com o povo’, disse ele.

Segundo o renomado sociólogo e analista Emir Sader, a viagem de Lula a Brasília em maio ‘foi a reunião do maior líder político do Brasil com a cidade onde ele liderou o melhor governo que o Brasil já teve’.

Mas foi também, disse ele, uma reunião com forças ‘órfãs de liderança política, devido ao fracasso e abandono de qualquer perspectiva de direção por parte do governo atual’.

ga/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.