12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Abiy Ahmed reeleito como primeiro-ministro da Etiópia

Abiy Ahmed reeleito como primeiro-ministro da Etiópia

Addis Abeba, 4 out (Prensa Latina) A Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento) reelegeu hoje como primeiro-ministro o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2019, Abiy Ahmed, que chefiará os projetos da Etiópia nos próximos cinco anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ahmed, no cargo desde 2 de abril de 2018, prestou juramento perante o presidente do Supremo Tribunal, Meaza Ashenafi, para servir aos interesses nacionais fielmente e com todas as suas forças, durante a cerimônia de formação do governo.

Com mais de 37 milhões de eleitores, 47 partidos em disputa e 9.300 candidatos, as eleições gerais foram realizadas em 21 de junho, legitimadas pela Junta Eleitoral Nacional e avaliadas positivamente por vários observadores internacionais.

Por diversos motivos, o processo eleitoral não pôde ser realizado então em Ogaden e Harari, nem em áreas da região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul, mas em 30 de setembro foi concluído nesses estados.

O Partido da Prosperidade, liderado por Ahmed, venceu as eleições, adiadas mais de uma vez, após um processo que alguns partidos políticos tentaram boicotar, principalmente a Frente de Libertação Popular de Tigray (TPLF), declarado um grupo terrorista pelo Parlamento.

Aplaudido por seus esforços nos conflitos da África Oriental e no pacto de paz com a Eritreia, o Primeiro-Ministro também é reconhecido por liderar as reformas econômicas nacionais, bem como reconstruir o Conselho Eleitoral Nacional e a Comissão de Direitos Humanos.

O conflito com a TPLF, o fortalecimento do sistema federal, a geração de empregos e atendimento aos deslocados, as respostas às necessidades de saúde, educação e seguridade social, devem ser algumas de suas prioridades de gestão.

A agenda do governo incluirá também a solução da negociação com Egito e Sudão para a Grande Barragem do Renascimento, paz e integração econômica regional e a disputa de fronteira com as autoridades sudanesas, entre outros.

acl / raj / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.