8 de December de 2021

NOTICIAS

Egito reitera pedido de retirada de mercenários estrangeiros da Líbia

Egito reitera pedido de retirada de mercenários estrangeiros da Líbia

Cairo, 3 out (Prensa Latina) O ministro das relações exteriores egípcio Sameh Shoukry insistiu na saída incondicional de mercenários estrangeiros da Líbia enquanto apoiava o processo eleitoral que acontecerá no país vizinho em dezembro, informou hoje um comunicado oficial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Shoukry destacou a necessidade de alcançar a estabilidade naquele país durante reunião realizada ontem com o vice-titular do Conselho Presidencial da Líbia, Abdullah Al Lafi, especificou o texto do Ministério das Relações Exteriores.

O chefe da diplomacia egípcio reiterou o apoio de Cairo ao vizinho, bem como o calendário eleitoral que visa dar uma solução à crise que aquele país vive desde o início da guerra em 2011.

O presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi, pediu no mês passado a evacuação de todas as tropas estrangeiras da Líbia, onde estão destacados milhares de mercenários sírios enviados pela Turquia .

Dias depois, as duas nações assinaram 14 Memorandos de Entendimento e seis acordos em diversos setores socioeconômicos como parte da reativação das relações bilaterais.

A Líbia vive uma espiral de violência desde a derrubada de Muammar al-Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada diretamente por vários membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, incluindo Estados Unidos, França e Reino Unido.

Sob os auspícios da ONU, 75 delegados líbios representando várias facções e territórios elegeram um governo de transição em fevereiro passado, encarregado de liderar esta nação árabe até as eleições de dezembro.

Segundo o ministro de Estado de Assuntos Econômicos, Salama Al Ghoweil, a reconstrução nacional custará 500 bilhões de dinares (cerca de 111 bilhões de dólares) nos próximos 10 anos.

jcm/rob/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.