8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Relatório desclassificado dos EUA desmonta invenção de ataque sônico

Relatório desclassificado dos EUA desmonta invenção de ataque sônico

Washington, 1 out (Prensa Latina) Um relatório desclassificado do Departamento de Estado afastou hoje a teoria das causas que estariam por trás dos supostos ataques acústicos relatados em 2017 por diplomatas norte-americanos em Havana.

O documento, que desmonta o argumento político utilizado pelo governo do ex-presidente Donald Trump para reforçar o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba, foi concluído em 2018, mas agora vem à tona para ratificar o que a comunidade científica já demonstrou.

De acordo com o estudo, não existem armas de micro-ondas associadas ao suposto problema de saúde que levou o governo Trump a decidir desmantelar sua embaixada na capital cubana.

Além disso, assim iniciou um aumento de sua agressividade que levou à posterior adoção durante o mandato republicano (2017-janeiro de 2021) de mais de 240 medidas adicionais – ainda em vigor – em uma reviravolta do cerco unilateral de Washington à ilha antilhana.

Os Estados Unidos, sem provas, acusaram Cuba de um suposto atentado deliberado contra seu corpo diplomático credenciado em Havana, o qual, desde o início, foi categoricamente negado pelas autoridades do país insular.

Em julho passado, o presidente Joe Biden ordenou ao Departamento de Estado que examinasse a possibilidade de aumentar o quadro de funcionários de sua representação na ilha em meio à longa e prometida revisão da política em relação às Grandes Antilhas.

Em múltiplos cenários, o ministro da relações exteriores cubano, Bruno Rodríguez, reiterou que seu país nunca perpetrou ou perpetrará atentados de qualquer natureza contra funcionários diplomáticos ou suas famílias, sem exceção e que não permitiu nem permitirá que este território seja utilizado por terceiros com semelhante propósito.

Isto corresponde à adesão de Cuba às suas obrigações com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961, no que diz respeito à proteção da integridade dos funcionários credenciados em solo nacional, bem como de suas famílias. Outro relatório desclassificado do Departamento de Estado no início deste ano sugeriu que a decisão de Trump na embaixada de Havana foi, acima de tudo, uma resposta política atormentada por má gestão, falta de coordenação e não cumprimento de procedimentos.

Muito simplesmente, o histórico de incidentes de saúde e falsas acusações levou a uma escalada de declarações e ações por parte da administração Trump, disse na época Johana Tablada, vice-diretora geral para os Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores . Tais ações ‘endureceram o bloqueio e redobraram a hostilidade contra Cuba’, advertiu na ocasião.

jcm/dfm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES