28 de November de 2021

NOTICIAS

Parlamento cubano felicita China pelo aniversário de fundação

Parlamento cubano felicita China pelo aniversário de fundação

Havana, 1 out (Prensa Latina) O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (Parlamento), Esteban Lazo, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao povo e ao Governo da China pelo aniversário de fundação dessa República Popular.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua carta, o chefe do Legislativo destacou as relações bilaterais de 61 anos que ‘se reafirmam perante o mundo como um exemplo de fraternidade entre dois povos amantes da paz’.

A carta é dirigida ao chefe do Comitê Permanente da XIII Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, Li Zhanshu.

O texto também reconhece o exemplo da nação asiática no enfrentamento da pandemia Covid-19.

‘A República Popular da China tem representado um exemplo a seguir, pois com muita sabedoria, alto nível científico e estratégia adequada, tem conseguido controlar a doença, além disso, com alto sentido de solidariedade, tem ajudado muitos países , como o nosso ‘, disse Lazo em sua carta.

O também chefe do Conselho de Estado destacou a contribuição responsável e transparente da China contra a doença e rejeitou as tentativas de alguns países de politizar os estudos sobre a origem da Covid-19.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba enviou uma mensagem de felicitações à China na qual ratificou a vontade de fortalecer o diálogo político e a cooperação com aquela nação.

‘Cuba tem a honra de ter sido o primeiro país do Hemisfério Ocidental a reconhecer, em 1960, o Governo da República Popular da China como seu único representante legítimo, bem como de ter lutado por mais de uma década, ao lado de outros países em desenvolvimento , até o restabelecimento da representação daquele Estado nas Nações Unidas ‘, enfatiza o documento.

Em 1 de outubro de 1949, o líder Mao Zedong proclamou a criação da República Popular da China após o triunfo do Partido Comunista na Guerra de Libertação Nacional.

mem/idm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.