6 de December de 2021

NOTICIAS

Em festa O Pasillo, gênero indentitário do Equador (+ Fotos)

Em festa O Pasillo, gênero indentitário do Equador (+ Fotos)

Quito, 1 out (Prensa Latina) O Equador comemora hoje o Dia do Pasillo, gênero musical de identidade deste país sul-americano que contém poesia e letras da alma, segundo seus promotores e seguidores. A data foi marcada para homenagear Julio Jaramillo (JJ) no dia de seu nascimento (1ú de outubro de 1935), reconhecido como o 'Ruiseñor de América' ​​e principal referência dessas canções no país e no exterior.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No entanto, o Pasillo equatoriano tem na cantora Carlota Jaramillo outra de suas melhores expoentes, que de sua cidade natal, Calacalí, chegou a ser considerada a Rainha da Canção Nacional.

Sem qualquer relação familiar, ambas as figuras coincidiram no tempo e fizeram, com os seus tempos melódicos, o Pasillo transcender e tornar-se um elemento necessário para se apaixonar e indispensável para afogar as dores.

Ligado a quadros históricos, sociais e culturais profundos, bem como a significados, valores, funções, usos e formas tradicionais transmitidos de geração em geração, o gênero continua vivo neste país andino, onde jovens cantores o revitalizam.

‘Nuestro Juramento’, ‘La Cama Vacía’, ‘Rondando tu Esquina’, ‘Odiame’ e ‘Fatalidad’ foram algumas das canções imortalizadas por JJ, que levou sua música a diversos cantos do continente como Colômbia, Peru, Argentina, Uruguai e Chile, entre outros.

Por outro lado, Carlota Jaramillo deixou uma marca nos amantes com a canção ‘Sendas Distintas’, uma história de amor que transcendeu apesar da diferença de idades, escrita por seu marido Jorge Araujo Chiriboga.

Canções de ontem que ainda estremecem e são resgatadas pelas novas gerações com o objetivo de manter aquela herança e legado equatoriano, cujo crescimento e conquistas se encontram no Museo do Pasillo, nesta capital, e na Casa-Museu Carlota Jaramillo, em sua terra natal, Calacali.

O gênero é considerado por muitos como parte da identidade e do patrimônio cultural imaterial do Equador.

mem/scm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.