29 de November de 2021

NOTICIAS

China celebra seu Dia Nacional com foco na renovação

partido-comunista-da-china-realizara-seu-20o-congresso-em-2022

China celebra seu Dia Nacional com foco na renovação

Beijing, 1 out (Prensa Latina) A China comemora hoje 72 anos desde seu nascimento como República Popular com foco na renovação e em se tornar um Estado socialista moderno, tendo já alcançado os objetivos de estabelecer uma sociedade modestamente próspera e erradicar a pobreza extrema.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como parte do programa oficial de comemoração, nesta manhã, ao amanhecer, a bandeira foi hasteada na Praça Tian’anmen, assim como em outras partes do país.

Este novo aniversário da fundação da República Popular da China vem num contexto ainda dominado pela pandemia de Covid-19, pois coloca desafios para a economia nacional e lança uma sombra sobre a economia global, embora o gigante asiático ainda esteja se recuperando.

O país também ainda enfrenta tensões crescentes com os Estados Unidos e outras potências ocidentais, resultando em sanções contra empresas e funcionários, barreiras comerciais e atritos sobre questões sensíveis como Hong Kong, Taiwan, Tibete, Xinjiang e o Mar do Sul.

É por isso que o gigante asiático está reequilibrando seu sistema para dar mais peso no desenvolvimento ao consumo doméstico, serviços e inovação tecnológica.

Ao mesmo tempo, está empenhado em consolidar parcerias com Estados e regiões amigáveis e expandir a participação estrangeira com o compromisso de um ambiente favorável, operações justas e equitativas e proteção da propriedade intelectual.

Após reiterar estes objetivos e delinear os progressos recentes, o premiê Li Keqiang apelou no banquete tradicional pela data para que não fosse negligenciada a prevenção do Covid-19 e que se fortalecessem expectativas razoáveis, com ênfase na inovação científica e tecnológica, na demanda doméstica e na revitalização rural.

Ele apelou para a criação de empregos, promovendo a igualdade de oportunidades, incentivando o empreendedorismo e aumentando a renda pessoal urbana e rural.

Ele também reiterou os planos de maior cooperação e intercâmbio com as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, salientando que no caso de Taiwan não serão toleradas tentativas separatistas.

Entre outras questões, ele destacou a vontade de Beijing de trabalhar com a comunidade internacional diante dos desafios do mundo de hoje e garantiu que expandirá os canais para atrair e utilizar talentos estrangeiros.

Nesta data, em 1949, o povo, sob a liderança do Partido Comunista da China, declarou a vitória na Guerra de Libertação.

A chamada Semana Dourada, uma iniciativa do governo para estender as férias, expandir o turismo interno e dar mais tempo para visitas de parentes distantes, também começa hoje.

jha/ymr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.