14 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Documentário sobre os conquistadores do Aconcágua na Bolívia

Documentário sobre os conquistadores do Aconcágua na Bolívia

La Paz, 30 set (Prensa Latina) A história de um grupo de bolivianas chamadas cholitas que conquistou o cume do Aconcágua em 2019 estreia hoje no país sul-americano, graças ao trabalho da produtora espanhola Arena Comunicación Audiovisual.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O material registra em uma hora e vinte e três minutos a viagem feita em 22 dias e torna visíveis as tradições aimarás e a identidade das alpinistas que, durante o passeio, praticavam rituais de sua cultura e usavam acessórios autênticos como as saias folclóricas e os aguayos.

Conforme divulgado pela Federação Boliviana de Esqui e Montanhismo, o documentário ficará em cartaz por uma semana e depois será transferido para outros espaços culturais da capital boliviana para tornar visível um autêntico evento forjado por mulheres.

É muito importante para nós que a Bolívia veja este filme porque mostra um momento muito importante em nossas vidas e destaca o princípio de que ‘querer é poder’, comentou uma das protagonistas do evento, Lidia Huayllas Estrada.

‘Ficamos imaginando por que não podemos escalar? Sabíamos que seria difícil e caro – o equipamento não é barato – mas com vontade e esforço todos os sonhos se realizam’, lembrou Huayllas Estrada.

Além de acessar a montanha mais alta da América, anteriormente, o grupo de mulheres empreendedoras alcançou o topo de outras elevações na Bolívia, como Huayna Potosí, Illimani, Acotango, Pomarape, Parinacota e Sajama.

rgh / yrv / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.