1 de December de 2021

NOTICIAS

Documentário sobre os conquistadores do Aconcágua na Bolívia

Documentário sobre os conquistadores do Aconcágua na Bolívia

La Paz, 30 set (Prensa Latina) A história de um grupo de bolivianas chamadas cholitas que conquistou o cume do Aconcágua em 2019 estreia hoje no país sul-americano, graças ao trabalho da produtora espanhola Arena Comunicación Audiovisual.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O material registra em uma hora e vinte e três minutos a viagem feita em 22 dias e torna visíveis as tradições aimarás e a identidade das alpinistas que, durante o passeio, praticavam rituais de sua cultura e usavam acessórios autênticos como as saias folclóricas e os aguayos.

Conforme divulgado pela Federação Boliviana de Esqui e Montanhismo, o documentário ficará em cartaz por uma semana e depois será transferido para outros espaços culturais da capital boliviana para tornar visível um autêntico evento forjado por mulheres.

É muito importante para nós que a Bolívia veja este filme porque mostra um momento muito importante em nossas vidas e destaca o princípio de que ‘querer é poder’, comentou uma das protagonistas do evento, Lidia Huayllas Estrada.

‘Ficamos imaginando por que não podemos escalar? Sabíamos que seria difícil e caro – o equipamento não é barato – mas com vontade e esforço todos os sonhos se realizam’, lembrou Huayllas Estrada.

Além de acessar a montanha mais alta da América, anteriormente, o grupo de mulheres empreendedoras alcançou o topo de outras elevações na Bolívia, como Huayna Potosí, Illimani, Acotango, Pomarape, Parinacota e Sajama.

rgh / yrv / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.