28 de November de 2021

NOTICIAS

Cientista cubana reconhecida com o prêmio Mulher e Ciência da Unesco

Cientista cubana reconhecida com o prêmio Mulher e Ciência da Unesco

Paris, 30 de setembro (Prensa Latina) A especialista em doenças infecciosas cubana María Guadalupe Guzmán ganhou o Prêmio Mulheres e Ciência da Unesco em sua edição de 2022 por suas pesquisas sobre a dengue, informou hoje a organização multilateral.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em nota, a Unesco especificou que o Doutor em Ciências e Diretor de Pesquisa, Diagnóstico e Referência do Instituto Pedro Kourí de Medicina Tropical (IPK) é um dos cinco vencedores por regiões geográficas na 24ª entrega do prêmio concedido juntamente com a Empresa francesa L’Oréal.

De acordo com a organização da ONU voltada para educação, ciência e cultura, Guzmán se destaca pelo trabalho pioneiro para entender melhor a dengue, doença presente principalmente nas áreas intertropicais, que infecta entre 50 e 100 milhões a cada ano. De pessoas no mundo.

A pesquisa da professora permitiu entender melhor a patogênese da dengue, o tratamento de seus sintomas e sua prevenção, destacou.

Além da cientista cubana, o Prêmio L’Oréal-Unesco Mulheres na Ciência foi para a bioquímica americana Katalin Kariko (América do Norte), a neurocientista chinesa Hailan Hu (Ásia Pacífico), a professora ruandesa Agn¿s Binagwaho (África e Estados Árabes) e a especialista espanhola em embriologia María Ángela Nieto (Europa).

A entidade multilateral lembrou que desde 1998 atribui o prémio as mulheres pesquisadoras que fizeram contribuições extraordinárias para as ciências da vida e o meio ambiente.

Os últimos anos mostraram mais do que nunca a importância da ciência para responder aos grandes desafios que o mundo deve enfrentar e, para ser eficaz, a ciência deve contar com todos os talentos, afirmou no comunicado.

Da mesma forma, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, destacou o crescente papel das mulheres na ciência, que além de contribuir para a igualdade de gênero, representa uma contribuição para a humanidade, que ela considerou um exemplo para meninas e mulheres em todo o mundo, e um incentivo à busca de carreiras científicas.

mem / wmr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.