28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estado do México pediu desculpas aos povos yaqui por abusos e saques

Estado do México pediu desculpas aos povos yaqui por abusos e saques

México, 28 set (Prensa Latina) O Estado do México pediu hoje desculpas aos povos indígenas yaquis pela marginalização, abuso e pilhagem cometidos desde o Porfiriato, em um evento histórico realizado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Trata-se de uma reparação por justiça ao povo originário mais aguerrido, sofrido e destituído de suas terras e riquezas durante a conquista e colonização espanhola e, posteriormente, a ditadura de Porfirio Díaz. No ato de pedido de perdão nos territórios Yaqui de Sonora, o presidente sustentou que aquele regime ficou para trás e agora irá reparar, na medida do possível, os danos causados por um amplo programa que inclui a restituição de até 20 mil hectares do território, garantias de direito à água e plano de assistência social.

De Vícam Pueblo, em Sonora, e diante de representantes e dirigentes dos grupos originários do país, além de membros de seu gabinete, o presidente definiu as ações que devem estar prontas até dezembro de 2023.

Ele lembrou que em quase todo o período porfiriano, o exército assassinou indígenas que defendiam suas terras comunais e se recusaram a se tornar trabalhadores em minas ou fazendas e, em 1895, o ditador ordenou que os Totonacs fossem expulsos de suas comunidades próximas a Papantla, Veracruz e que se roubasse suas terras.

Por muitos anos, uma guerra cruel de extermínio foi travada contra os maias da Península de Yucatán e os Yaquis, Mayos e Seris em Sonora, com justificativas racistas.

As chamadas campanhas contra os maias, maios e yaquis foram, na verdade, uma segunda conquista, não menos brutal do que a de 1521.

Por fim, prometeu cumprir os compromissos que reuniu em três objetivos: restaurar 20 mil hectares de suas terras, abastecimento de água por meio de um plano hidráulico e um programa integral para cada município, implantação de drenagem, melhoria de ruas e construção de casas.

O território yaqui está localizado em frente ao Mar de Cortez, em uma área árida e semi-árida habitada por oito povos tradicionais, de sul a norte: Loma de Guamúchil, Loma de Bácum, Tórim, Vicam, Pótam, Ráhum, Huirivis e Belém.

Os yaquis identificam a si mesmos e os Mayos como yoremes, uma palavra que significa homem ou pessoa. A noção de yoris, homens brancos, os distingue, por sua vez, de outros povos indígenas.

O povo yaqui tradicionalmente ocupava uma longa faixa costeira e de vale a sudeste do atual estado de Sonora, que ia da margem sul do rio Yaqui ao morro Tetakawi, ao norte da atual cidade de Guaymas.

jha/lma/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.