6 de December de 2021

NOTICIAS

Campanha de vacinação contra covid-19 avança em Cuba

Campanha de vacinação contra covid-19 avança em Cuba

Havana, 29 set (Prensa Latina) A campanha de imunização em Cuba contra a Covid-19 está avançando hoje com mais de 200.000 doses administradas diariamente e organizadas de forma escalonada, extensa e intensiva, disseram as autoridades sanitárias.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Este processo tem um caráter nacional, com seus próprios imunógenos e cobertura total, disseram eles.

Na opinião de Iliana Morales, diretora de Ciência, Inovação e Tecnologia do Ministério da Saúde Pública, este não é um banquete, mas um processo rigoroso, baseado em um componente regulatório e ético.

Do julgamento ao estudo, depois à intervenção, e depois à vacinação em massa’, argumentou Morales no programa de rádio Mesa Redonda.

Temos motivos para estar felizes, mas ao mesmo tempo comprometidos’, disse, que enfatizou que é vital cumprir com as três doses para conseguir a imunização.

Refletiu sobre como Cuba tem 80,9 por cento de sua população com pelo menos uma dose de alguma vacina contra Covid-19, mas se for medida como em outros países, a maior das Antilhas teria 92,5.

Ressaltou que a porcentagem de doses administradas diariamente por Cuba é da população total.

No entanto, há outra tabela que é contra a população vacinada, que é o que muitos países relatam, excluindo os convalescentes com menos de dois meses que não podem ser imunizados, os doentes agudos, aqueles que foram submetidos a cirurgias de emergência e outras doenças, aqueles presos em outros países e crianças com menos de dois anos de idade.

Como sinal do progresso da campanha, o Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos anunciou a aprovação do ensaio clínico da vacina Soberana Plus para casos pediátricos de convalescença, que será conduzido com 530 crianças.

Esta decisão segue a conclusão dos estudos clínicos das fases I e II, com regulamentações cubanas e internacionais, com base em evidências científicas e melhores práticas.

ga/joe /bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.