29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trabalhistas britânicos culpam governo pela crise de combustível

Trabalhistas britânicos culpam governo pela crise de combustível

Londres, 28 set (Prensa Latina) Os trabalhistas acusaram o governo conservador pela crise desencadeada devido a falta de caminhoneiros, que se traduz em falta de combustível e longas filas de veículos nos postos de gasolina.

Estamos nessa situação devido à falta de liderança e planejamento do Governo, garantiu o legislador Nick Thomas-Symonds, em declarações à televisão Sky News.

O político, que atua como ministro do interior no chamado gabinete à sombra (oposição), afirmou que ele e outros colegas trabalhistas escreveram ao ministro dos Transportes, Grant Shapps, em julho para alertá-los sobre a situação.

Segundo Thomas-Symonds, o governante respondeu no mês seguinte para lhes assegurar que o Governo não recorreria à contratação de trabalhadores estrangeiros para compensar a falta de mão-de-obra que sofre o Reino Unido, após a sua saída da União Europeia (UE) no ano passado.

O pânico começou a se espalhar na semana passada depois que a British Petroleum, Esso e outras empresas de petróleo anunciaram o fechamento de dezenas de seus postos de gasolina por falta de gasolina e diesel, enquanto longas filas de veículos são relatadas nos que ainda permanecem abertos.

Algumas redes de fast food como o McDonalds também estão enfrentando atrasos nas entregas de refrigerantes, leite para preparados e outros produtos devido à falta de caminhoneiros.

A Associação de transportadores estima que haja um déficit de 100.000 motoristas no Reino Unido e, de acordo com seus dirigentes, o Brexit é o culpado por cerca de 20.000 deles deixarem o país após o divórcio com a UE.

Se somarmos a isso o déficit histórico de 60 mil motoristas que já tínhamos e os mais de 40 mil exames de direção suspensos desde o início da pandemia, então temos a tormenta perfeita, disse Rob McKenzie, diretor de Relações Públicas da organização.

Para tentar resolver a crise, o Governo anunciou no fim-de-semana que vai conceder 5 mil vistos temporários a caminhoneiros estrangeiros e trabalhadores do setor avícola, tendo também decidido suspender por enquanto a aplicação das leis da concorrência ao setor dos combustíveis.

No dia anterior, após uma reunião entre o primeiro-ministro Boris Johnson e seu gabinete, o Exército foi instruído a ter seus caminhoneiros prontos para distribuir combustível nos postos de gasolina, se necessário.

Esta é uma crise provocada pelo próprio governo, enfatizou Thomas-Symonds na terça-feira, após acusar as autoridades conservadoras de serem incompetentes.

npg/nm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES