28 de November de 2021

NOTICIAS

Trauma em Todoque e lava no mar perto do vulcão das Ilhas Canárias

Trauma em Todoque e lava no mar perto do vulcão das Ilhas Canárias

La Palma, Espanha, 27 set (Prensa Latina) Enquanto os habitantes da cidade de Todoque observam como tudo ficou em ruínas, a própria lava do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, segue seu curso em direção ao mar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A ilha espanhola de La Palma foi abalada como nunca antes na história desde as primeiras explosões do vulcão em 19 de setembro. E as promessas de ajuda do governo não amenizam a angústia. Há sempre mais de um tema na atmosfera de Santa Cruz de La Palma, o nome completo da ilha, e nenhum é melhor que o outro. O avanço do magma traz outros perigos, além do trauma para os habitantes de Todoque.

Os especialistas acreditam que a lava pode atingir hoje a zona costeira do município de Tazacorte, o que tem causado o confinamento de vários núcleos populacionais da zona.

Embora o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) sublinhe que o choque térmico entre a lava e o mar produz um perigo local, muitos temem consequências maiores.

No entanto, o Instituto Vulcanológico detalhou que o encontro da lava com o mar produz um choque térmico que gera colunas de vapor de água carregadas com ácido clorídrico devido ao teor de cloreto na água do mar.

A circulação na atmosfera de material particulado, vidro vulcânico em alguns casos, é um dos perigos. As plumas de fumaça que atingem uma altura de até cinco quilômetros podem enganar.

‘Os quiromantes devem saber que terão o apoio de todas as suas administrações e com todas as ferramentas do Estado’, afirmou o Presidente do Governo, Pedro Sánchez, na passada sexta-feira.

Ele também especificou que o Executivo ativará imediatamente um grupo interministerial

liderado pelo chefe da Presidência, Relações com os Tribunais e Memória Democrática, Félix Bolaños.

‘O poder da ciência nos permitiu salvar vidas em La Palma e o poder do Estado nos permitirá reconstruir a vida cotidiana dos habitantes desta maravilhosa ilha’, disse ele.

Até agora, o deslocamento do magma vulcânico devorou ​​mais de 400 edifícios e cerca de 250 hectares. Ele levanta colunas de fumaça tóxica e expele cerca de 11 mil toneladas de dióxido de enxofre por dia.

mem / ft / ls/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.