3 de December de 2021

NOTICIAS

Irã desqualifica relatório da agência atômica da ONU

Irã desqualifica relatório da agência atômica da ONU

Teerã, 27 set (Prensa Latina) O Irã desqualificou hoje um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre a suposta recusa da República Islâmica em aceitar inspeções em um local nuclear.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma mensagem pelas redes sociais, o representante iraniano junto à AIEA, Kazem Qaribabadi, rejeitou como impreciso o relatório do diretor geral do órgão da ONU, Rafael Grossi, que vai além do que foi acordado em uma declaração conjunta.

Qaribabadi lembrou que Teerã e o organismo internacional concluíram não considerar o complexo iraniano Tessa Karay entre os locais sujeitos a monitoramento.

Essa foi a razão pela qual a declaração conjunta contabilizou o acesso para monitoramento a alguns locais específicos, acrescentou ele.

Qualquer que seja a decisão que o Irã considere ilegal, a agência não pode e não deve se arrogar qualquer direito de desrespeitar essa posição, advertiu o diplomata.

As declarações de Qaribabadi seguem um relatório de Grossi, que observou que Teerã permitiu que algumas equipes de verificação operassem de 20 a 22 de setembro, mas as impediu de operar na Tessa Karay.

Por outro lado, o representante iraniano condenou a AIEA por ignorar as atividades de sabotagem registradas contra as instalações nucleares no país persa.

‘É lamentável, disse ele, que após três ataques terroristas no ano passado, o órgão da ONU permaneça em silêncio e não os condene’.

Israel, o único Estado com armas nucleares na Ásia Ocidental, cujo serviço de inteligência, o Mossad, assassinou sete cientistas nucleares iranianos, é o principal suspeito nestes incidentes.

Entretanto, nem a AIEA nem a ONU repudiaram o regime de Tel Aviv por suas ações ilegais que põem em perigo a paz e a segurança regional e internacional.

jcm/arc/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.