6 de December de 2021

NOTICIAS

Forças africanas matam 18 elementos extremistas em Moçambique

Forças africanas matam 18 elementos extremistas em Moçambique

Maputo, 27 set (Prensa Latina) As forças armadas da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) mataram 18 elementos extremistas na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, informou hoje o organismo regional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Membros do grupo islâmico Al Sunnah wa Jamaah foram mortos em emboscadas neste fim de semana na comunidade de Chitama, distrito de Nangade, disse um comunicado da entidade africana, que compreende 16 países.

De acordo com o documento, nas ações militares, em que um soldado morreu e outros três ficaram feridos, as tropas da SADC destruíram também uma base logística pertencente aos radicais.

Perante o avanço das forças destacadas em Moçambique, recentemente o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, cujo país enviou cerca de mil soldados a este estado a pedido de Maputo, elogiou a libertação de várias cidades, incluindo a cidade portuária de Mocimboa da Praia, divulgou a imprensa local.

Em 29 de julho, o porta-voz do Exército de Kigali, coronel Ronald Ewivanga, relatou que destacamentos de defesa de Ruanda mataram 14 rebeldes Al sunnah wa Jamaah neste território da África Austral.

Tropas ruandesas, acompanhadas por outras de países como África do Sul, Botswana e Angola, integraram uma força de reserva da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, autorizada em Junho passado numa cimeira de Chefes de Estado e de Governo das nações pertencentes àquele órgão, realizada em Maputo.

Nos últimos tempos, os ataques de grupos extremistas em Cabo Delgado e outros territórios moçambicanos causaram, para além de 3.000 mortes, o deslocamento forçado de mais de 730.000 civis, segundo organizações humanitárias.

mem / obf / ls/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.