5 de December de 2021

NOTICIAS

Presidente libanês levanta apoio estrangeiro para investigar explosão

o-medo-da-verdade-sobre-a-explosao-no-libano

Presidente libanês levanta apoio estrangeiro para investigar explosão

Nações Unidas, 25 set (Prensa Latina) O presidente do Líbano, Michel Aoun, buscou apoio internacional na investigação que visa esclarecer a responsabilidade pela explosão do principal porto do país, observou hoje o site Naharnet.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em um discurso pré-gravado para o plenário da Assembleia Geral da ONU e transmitido aqui, Aoun também ratificou que seu país não recuará na defesa de seus recursos em uma disputa de fronteira com Israel.

‘A investigação, ainda sigilosa, deve identificar quem trouxe o material explosivo, por que entrou em nosso porto e quem foi o responsável por isso’, disse.

Aoun especificou que os satélites deveriam registrar detalhes no momento da detonação, portanto, ‘chamamos aqueles que têm informações e dados para esclarecer o que aconteceu’, enfatizou.

Quanto a um recente contrato israelense para explorar petróleo e gás em uma disputada área marítima, o chefe de Estado o condenou como tentativa de invasão da Zona Econômica Exclusiva do chamado país dos cedros.

O líder libanês também apelou à comunidade internacional por ajuda para financiar projetos vitais, a fim de reativar o ciclo econômico e criar oportunidades de emprego.

O Líbano está passando por uma das piores crises da história, com quase 80% da população abaixo da linha da pobreza e uma desvalorização de quase 100% de sua moeda em relação ao dólar americano.

Com a posse do governo após 13 meses sem governo, indicou, o país entrou numa fase com a possibilidade de encontrar uma forma de ressurgir.

Na opinião do presidente libanês, a nação ao longo do Mar Mediterrâneo oriental depende do apoio internacional para emergir de um colapso anunciado.

msm / arc /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.