23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã exige resultados em diálogo nuclear

Irã exige resultados em diálogo nuclear

Teerã, 25 set (Prensa Latina) O Irã exigiu hoje resultados para retomar o diálogo em Viena, na Áustria, com o objetivo de averiguar como os Estados Unidos voltam ao Plano Integral de Ação Conjunta (PIAC) que abandonaram em 2018.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Nosso mandato é nos engajarmos em um diálogo voltado apenas para resultados’, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, em uma mensagem na mídia social.

O porta-voz condenou a política de terrorismo econômico de Washington, enquanto apelava à Casa Branca para aceitar a realidade.

‘É hora da parte que saiu do PIAC despertar para a nova realidade’, disse.

Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdollahian, destacou que a condição para o retorno das negociações em Viena decorre de serem construtivas.

Embora o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha manifestado interesse em um eventual retorno de Washington ao acordo nuclear, até o momento ele mantém a pressão e a coerção contra o Irã exercidas por seu antecessor Donald Trump.

Essa devolução também condiciona o cumprimento pela República Islâmica das obrigações nucleares, apesar de Teerã, segundo a entidade atômica da ONU, nunca ter violado as estipulações; suas medições fazem parte do PIAC.

Após o abandono do pacto pelos Estados Unidos e a reposição das sanções levantadas sob o tratado multilateral, o Irã começou a enriquecer urânio além do limite acordado e instalou equipamentos mais eficientes para alcançá-lo.

No entanto, as autoridades da nação persa reiteraram que voltarão ao pacto original se todos os signatários do acordo voltarem ao que está estabelecido e os Estados Unidos suspenderem as sanções.

msm / arc /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.