28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A caminho da China, executivo da Huawei detido desde 2018 no Canadá

A caminho da China, executivo da Huawei detido desde 2018 no Canadá

Pequim, 25 set (Prensa Latina) A CFO da Huawei, Meng Wanzhou, viaja hoje à China após chegar a um acordo judicial que lhe permitiu encerrar uma prisão domiciliar de quase três anos no Canadá, sob acusações de fraude pelos Estados Unidos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A executiva, filha do dono da empresa Ren Zhengfei, chegou na véspera a um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que retirou o pedido de extradição contra ela, embora ela vá em frente para processar o gigante da tecnologia.

‘Ao aceitar o acordo de diferimento judicial, a Sra. Meng assume sua responsabilidade em um esquema para fraudar uma instituição financeira global’, observou a promotora Nicole Boeckmann, referindo-se às alegações de que ela enganou o banco HSBC e o colocou em risco de violar as sanções de Washington contra o Irã. No entanto, o advogado de defesa disse que não se declarou culpado e a Huawei indicou neste sábado que lutará para provar sua inocência dessas acusações.

Antes de voltar, Meng agradeceu à China e ao Canadá pelos esforços para encerrar um caso, com repercussões nas relações diplomáticas.

Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, deu-lhe as boas-vindas nas redes sociais e a notícia é amplamente divulgada na imprensa local.

Também neste sábado, soube-se que os canadenses Michael Kovrig e Michael Spavor voltaram ao seu país, presos aqui no final de 2018 e processados por suspeita de comprometer a segurança nacional da China.

Pequim e Ottawa estão passando por uma tempestade diplomática desde a prisão de Meng em um aeroporto de Vancouver em 1ú de dezembro daquele ano, a pedido dos Estados Unidos.

Dias depois, o gigante asiático colocou Kovrig e Spavor na prisão, embora ambas as potências separassem seus casos com o do executivo da Huawei.

msm / ymr /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.