28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedidos de fim do bloqueio a Cuba voltam a ser levantados na ONU

Pedidos de fim do bloqueio a Cuba voltam a ser levantados na ONU

Nações Unidas, 24 set (Prensa Latina) Os apelos para o fim do bloqueio dos EUA contra Cuba foram hoje novamente levantados no quarto dia do debate de alto nível da Assembleia Geral da ONU.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando virtualmente no plenário, a vice-presidente do Benin, Mariam Chabi Talata, disse que seu país apoia a resolução adotada pela 34ª Cúpula da União Africana, realizada em fevereiro de 2021 em Adis Abeba, sobre o bloqueio econômico imposto à ilha caribenha.

A este respeito, enfatizou, pedimos ao governo de Washington que ponha um fim a este mecanismo, em nome da promoção da paz e do desenvolvimento. Também pediu ‘a normalização das relações entre Cuba e os Estados Unidos’.

O vice-presidente da Gâmbia, Isatou Touray, disse ao plenário que chegou a hora de o cerco americano contra o maior das Antilhas se tornar história.

Acreditamos nas relações amistosas entre Estados como pedra angular da cooperação internacional e da solidariedade e, portanto, pedimos aos Estados Unidos que acabem com o bloqueio contra Cuba e que estabeleçam laços de colaboração, acrescentou.

No dia anterior, o Primeiro-Ministro do Reino do Lesoto, Moeketsi Majoro, também chamou no debate da ONU para o levantamento do cerco unilateral contra o povo de Cuba, uma questão que deve ser resolvida urgentemente.

Nas últimas três décadas, a Assembleia Geral tem votado consistentemente contra as medidas coercitivas do bloqueio dos EUA contra Cuba, lembrou.

Mas o mecanismo persiste e como resultado, enfatizou Majoro, o povo daquela ilha está sujeito a sofrimento e dor indescritíveis, exacerbados em meio à pandemia de Covid-19.

O México foi outra nação que expressou sua oposição ao bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba no debate geral.

Falando na sessão plenária da Assembleia Geral na véspera, o ministro mexicano das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, exigiu o levantamento deste mecanismo, uma exigência repetida pelo presidente Andrés Manuel López Obrador nos últimos meses e que, disse ele, não pode ser adiada diante da grave crise econômica e sanitária a nível mundial.

Em vez de medidas unilaterais, destacou, devemos implementar ações de solidariedade e apoio mútuo para promover o crescimento econômico e o desenvolvimento de nossos povos.

Washington intensificou o bloqueio de forma oportunista e sem precedentes no contexto da pandemia da Covid-19, como o governo de Havana tem denunciado repetidamente. Sob o mandato de Donald Trump (2017-2021), a Casa Branca lançou mais de 240 medidas coercitivas e sanções unilaterais contra Cuba. Até hoje, a administração de Joe Biden implementou totalmente a mesma política.

ga/ifb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.