5 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba destaca o papel da ciência para enfrentar a crise global

Cuba destaca o papel da ciência para enfrentar a crise global

Havana, 24 set (Prensa Latina) O primeiro-ministro cubano Manuel Marrero destacou hoje a necessidade de usar a ciência e a inovação para enfrentar os desafios da crise global multidimensional que o mundo está vivenciando.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Participando virtualmente do Fórum Zhongguancun 2021, que está ocorrendo em Beijing, China, sobre o tema Inteligência, Saúde e Neutralidade de Carbono, o chefe de governo cubano disse que a pandemia de Covid-19 expôs as profundas desigualdades resultantes da ordem internacional injusta prevalecente.

Covid-19 pôs à prova a capacidade da comunidade científica em todas as partes do mundo, nesse sentido os avanços obtidos são inegáveis, entre os quais as vacinas são os resultados mais promissores, apontou ele.

Observou que, infelizmente, o acesso às vacinas é um sonho impossível para milhões de pessoas em todo o mundo.

Até agosto de 2021, mais de cinco bilhões de doses haviam sido administradas globalmente, mas mais de 80% foram administradas em países de média e alta renda, que representam muito menos da metade da população mundial, disse ele. Marrero salientou que apesar dos enormes obstáculos que Cuba enfrenta, principalmente por causa do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, sua comunidade científica conseguiu desenvolver três vacinas e dois candidatos estão em desenvolvimento clínico.

Cuba também enviou 57 brigadas médicas a 40 países e territórios afetados pelo Covid-19, além dos mais de 28.000 trabalhadores da saúde que já estavam trabalhando antes do início da pandemia, lembrou ele.

Também destacou os esforços de seu país para cumprir com a Agenda das Nações Unidas para 2030, através do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para aquela data, entre outras iniciativas destinadas a enfrentar a mudança climática, como a Tarea Vida, aprovada em 2017.

Na reunião, Marrero enfatizou a necessidade de promover a cooperação internacional e a solidariedade para enfrentar os grandes desafios que o mundo enfrenta.

Os avanços científicos e tecnológicos devem ser o patrimônio da humanidade se quisermos alcançar um mundo verdadeiramente justo e melhor, disse ele.

mem/evm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.