22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O Irã ataca a hipocrisia nuclear dos EUA e do Reino Unido

O Irã ataca a hipocrisia nuclear dos EUA e do Reino Unido

Teerã, 23 de set (Prensa Latina) O Irã atacou a hipocrisia dos Estados Unidos e do Reino Unido que exigem o controle nuclear da República Islâmica, enquanto vende submarinos atômicos para a Austrália, a Press TV publicou hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O representante iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Kazem Gharibabadi, descreveu a política de Washington e Londres neste setor com dois pesos e duas medidas.

Além disso, o funcionário criticou os países ocidentais por acusarem o Irã de buscar tecnologia nuclear não civil, enquanto admitia que americanos e britânicos assinassem um acordo para fornecer submarinos movidos a urânio para armas.

‘É lamentável que aqueles que nos repreendem por enriquecer urânio a 60 por cento de pureza para fins humanitários e pacíficos decidam vender submarinos militares com um nível de enriquecimento acima de 90 por cento para a Austrália’, disse ele.

O Reino Unido, Austrália e Estados Unidos concordaram em formar uma parceria chamada Aukus para fortalecer suas defesas e compartilhar tecnologias avançadas, incluindo a aquisição de submarinos com propulsão nuclear.

Por isso, o país oceânico cancelou o contrato para a compra de submarinos elétricos a diesel da França e, em troca, receberá tecnologia fornecida por Washington para construir navios com propulsão nuclear.

Gharibabadi reiterou que todos os membros da AIEA têm o direito de desenvolver programas nucleares para fins pacíficos, independentemente da pureza do enriquecimento de que necessitem.

Os Estados Unidos e o Reino Unido colocaram em risco o Tratado de Não Proliferação Nuclear, observou ele, naquele contrato com a Austrália.

Seus padrões duplos e hipocrisia são evidentes, disse ele, com suas alegações de preocupação com as armas de destruição em massa, enquanto encoraja a expansão da tecnologia nuclear militar com sua venda para a Austrália.

rgh/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.