2 de December de 2021

NOTICIAS

O ícone da arte pop Andy Warhol inspira peça de teatro em Portugal

O ícone da arte pop Andy Warhol inspira peça de teatro em Portugal

Lisboa, 23 set (Prensa Latina) A vida do artista plástico e ator americano Andy Warhol chega hoje ao palco do Teatro Nacional Doña María II, na capital portuguesa, sob a direção do cineasta Gus Van Sant.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Van Sant, que se aventura nesta manifestação com a peça Andy, oferece uma viagem pelos primórdios do criador até se tornar um ícone do movimento de arte pop, que surgiu em meados do século 20 e foi inspirado pela estética da vida cotidiana e dos bens de consumo da época.

A obra de ficção baseia-se em fatos, memórias e imaginação para moldar a narrativa de Warhol, enquanto descreve sua relação com figuras importante da cultura americana, como a atriz Edie Sedgwick, o escritor Truman Capote, o crítico Clement Greenberg e o músico. Lou Reed, de acordo com o site da instituição cultural.

Inserida na programação da bienal de arte contemporânea BoCa, a obra inicia o seu percurso na cidade portuguesa entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro, e depois chegará a etapas em Roma (Itália), Amsterdã (Holanda), Paris (França) e Atenas (Grécia).

O cineasta tenta a sorte no teatro e apresenta uma peça, na qual atua como diretor, roteirista, pintor, fotógrafo e músico, após três décadas com a ideia de trazer a vida de Warhol para a sétima arte, como fez nos Filmes biográficos Last Days sobre o cantor Kurt Cobain e Milk inspirados no ativista Harvey Milk.

Segundo o site do teatro, nos anos 60 Warhol provocou uma mudança radical no mundo da arte, quando a cultura popular sofreu mutações e objetos do cotidiano se tornaram artigos criativos, daí o interesse em refletir sua marca e personalidade repleta de nuances.

rgh / lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.