3 de December de 2021

NOTICIAS

Homenagem em Cuba ao poeta Cintio Vitier por seus 100 anos

Homenagem em Cuba ao poeta Cintio Vitier por seus 100 anos

Havana, 23 set (Prensa Latina) Evento público de reduzida capacidade homenageará o poeta, narrador e ensaísta Cintio Vitier hoje em Cuba, por ocasião de seu centenário em 25 de setembro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Centro de Estudios Martianos, instituição que serviu de espaço criativo para o escritor, vai lembrar o intelectual de destaque com o lançamento da convocatória do Prêmio Cintio Vitier Martiana da Crítica.

Com este prêmio, os organizadores pretendem reconhecer os melhores trabalhos publicados de investigação e divulgação relacionados com a vida e obra de José Martí.

A ocasião será propícia para a realização do Painel de Homenagem a Cintio Vitier, formado pelos médicos Marlene Vázquez, Carmen Suárez e Pedro Pablo Rodríguez, que falarão sobre seu trabalho e estudo constante da obra de Marti.

Diversas atividades motivam o centenário de Vitier em Cuba, entre as quais se destaca a publicação de uma nova edição do Ese sol del mundo moral, valorizado como um texto necessário para meditar sobre o processo de formação da consciência cubana.

Em Matanzas, sua cidade natal, será inaugurada uma placa no prédio onde o escritor viveu grande parte de sua infância e adolescência, e também serão realizadas apresentações literárias.

O mais importante estudioso da obra do Herói Nacional de Cuba, integrou o denominado grupo Orígenes que reunia importantes figuras literárias da nação como José Lezama Lima, Eliseo Diego e Virgilio Piñera.

rgh/yrv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.