7 de December de 2021

NOTICIAS

Espaço aéreo argelino foi fechado para o Marrocos

Espaço aéreo argelino foi fechado para o Marrocos

Argel, 23 set (Prensa Latina) A escaldante crise política entre a Argélia e o Marrocos aumentou hoje vários graus com o fechamento do espaço aéreo da primeira às aeronaves civis e militares desta última, por decisão do Conselho Superior de Segurança (ACS).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A medida foi adotada na véspera em reunião da ACS chefiada pelo presidente argelino Abdelmadjid Tebboune, também ministro da Defesa, para ‘examinar os acontecimentos na fronteira com o Reino de Marrocos’ e sua implementação é imediata, informou um comunicado da presidência argelina.

Há quase um mês, Argel anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o reino alauita, que acusou de apoiar, em conjunto com Israel, aqueles que causaram dezenas de incêndios florestais na região de Cabília (norte), que causaram quase 80 mortos e devastados centenas de hectares de florestas.

Porta-vozes marroquinos negaram as acusações, considerando-as infundadas.

Na semana passada, fontes oficiais argelinas anunciaram a prisão de vários suspeitos de causar os acidentes e os descreveram como membros de grupos separatistas da região em que a minoria berbere está baseada.

A Argélia acusa também o Marrocos de apoiar o retorno de Israel à União Africana como país observador, em detrimento da causa palestina e de impedir o referendo pela independência do Saara Ocidental, onde ocupa grande parte do território e é combatido pelo Exército de a República Árabe Sahrawi Democrática.

rgh/msl/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.