6 de December de 2021

NOTICIAS

Identidade de golpistas frustrados é revelada no Sudão

Identidade de golpistas frustrados é revelada no Sudão

Jartum, 22 de set (Prensa Latina) Os membros de uma base blindada que tentou na véspera derrubar o governo transitório do Sudão estão ligados ao ex-presidente deposto Omar al Bashir, segundo declarações hoje de autoridades oficiais
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Mais de trinta oficiais de alto e médio escalão estão entre os presos e submetidos à interrogatórios para chegar à raiz da trama, disse o general Abdel Fattah Burhan, presidente do Conselho de Transição Soberano (CST), em um discurso durante a visita a uma base militar na periferia desta capital.

No entanto, ele se absteve de especificar se os envolvidos pretendiam reintegrar o ex-presidente deposto ao poder.

Ele também exortou a população a fortalecer a unidade nacional de civis e militares ‘para construir o Sudão com que nossos filhos sonham, de liberdade, paz e justiça’.

O militar convocou na véspera um encontro com os ministros da Defesa e do Interior e com os chefes da Polícia e dos serviços de inteligência, do qual não há relatos.

Enquanto isso, as tropas especiais e a Polícia procuram outros envolvidos na intentona, de acordo com despachos da agência oficial de notícias SUNA e da imprensa, em contradição com declarações do porta-voz oficial da CST, Mohammed Faki Sulaiman, que na véspera afirmou que todos os envolvidos estão sob custódia.

Embora jugulada, a tentativa dos militares mostra a existência neste país africano de forças centrífugas insatisfeitas com as condições econômicas prevalecentes e a lentidão da transição para um governo civil após 30 anos de autoritarismo de Al Bashir e dois de administração governamental cívico-militar.

ga/msl/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.