9 de December de 2021

NOTICIAS

Debate nas Américas sobre saúde e economia em face à pandemia

Debate nas Américas sobre saúde e economia em face à pandemia

Washington, 22 set (Prensa Latina) A resposta integral em saúde e economia à pandemia de Covid-19 é o tema que hoje concentra os debates virtuais do 59ú Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esta sessão reunirá os diretores da agência regional de saúde, Carissa Etienne; e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.

Representantes de países membros da OPAS e organizações internacionais também participarão desta reunião virtual.

A região das Américas foi, até o momento, a mais afetada pela pandemia, com 87,6 milhões de casos registrados e mais de 2,16 milhões de vidas perdidas.

Da mesma forma, a distribuição de vacinas na região continua desigual e poucas nações alcançaram a meta de imunizar 40% de sua população, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.

Precisamente, com o objetivo de discutir e analisar a resposta a esta doença e os principais desafios de saúde enfrentados pelos países da região neste contexto, o 59ú Conselho Diretor da OPAS será realizado entre os dias 20 e 24 de setembro.

Como parte de uma das sessões anteriores, a Dra. Etienne apresentou um relatório detalhando a assistência técnica oferecida pela OPAS a seus países membros, entre 1ú de julho de 2020 e 30 de junho de 2021.

O documento destaca áreas-chave como imunização de rotina, prevenção de doenças, entrega de equipamentos e suprimentos vitais e acesso a cuidados de saúde, entre outros tópicos.

No dia anterior, foi anunciada a seleção de dois centros regionais para o desenvolvimento e produção de vacinas de mRNA na Argentina e no Brasil, com o objetivo de fazer frente a Covid-19 e os desafios futuros das doenças infecciosas.

Vários dos participantes reiteraram a importância da solidariedade como única saída para esta crise e a necessidade de estarem mais bem preparados para a possibilidade de novas pandemias no futuro.

O evento regional pode ser acompanhado ao vivo no site da organização, por meio de seu canal no YouTube ou no Twitter.

ga/rbp/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.