29 de November de 2021

NOTICIAS

China ratificou postura de não ingerência nos assuntos do Afeganistão

China ratificou postura de não ingerência nos assuntos do Afeganistão

Beijing, 22 set (Prensa Latina) A China reiterou sua política de não ingerência nos assuntos internos do Afeganistão, durante conversações entre seu enviado e membros do governo interino daquele país, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a chancelaria, o representante de Beijing, Yue Xiaoyong, garantiu que o gigante asiático deseja apoiar a promoção de uma solução política para os problemas existentes no país vizinho após 20 anos de ocupação militar.

Yue, junto com seus homólogos russos e paquistaneses, dialogaram ontem com o primeiro-ministro afegão, o mulá Muhammad Hassan Akhund, bem como com o ex-presidente Hamid Karzai e com Abdullah Abdullah, presidente do Alto Conselho Nacional para a Reconciliação.

Durante as negociações, eles abordaram questões como direitos humanos, a necessidade de um gabinete inclusivo, a recuperação econômica e as relações do Afeganistão com os países vizinhos, agora que o Talibã está no poder.

Insistiram em manter a paz e a estabilidade, uma política moderada, o respeito pelos direitos das mulheres e a igualdade de acesso à educação.

Após a entrada do Talibã em Cabul no mês passado, a China disse que ‘continuará a buscar relações de boa vizinhança, cooperação e amizade’ com o Afeganistão.

Suas empresas presentes se preparam para ampliar os investimentos assim que a reconstrução começar, e o governo prometeu fornecer recursos para apoiar esse processo.

No entanto, ele exortou esse movimento a honrar sua promessa de romper os laços com qualquer organização terrorista, lutar contra o Movimento Islâmico do Turquistão Oriental e resolver os problemas que impedem a manutenção da paz regional e o desenvolvimento da cooperação.

mem/ymr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.