7 de December de 2021

NOTICIAS

República Democrática do Congo enfrenta grupos extremistas

República Democrática do Congo enfrenta grupos extremistas

Nações Unidas, 21 set (Prensa Latina) O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, ratificou hoje o compromisso de seu país de combater grupos considerados extremistas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando numa das sessões do 76ú período da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), o presidente expressou que os fundamentalistas islâmicos, com o apoio de outras forças, operam em quatro províncias do leste do território nacional.

Tshisekedi, também o atual presidente da União Africana, que reúne 55 países, denunciou que esses elementos radicais ‘estão matando meus compatriotas e saqueando os produtos agrícolas e de mineração do país’.

Segundo o jornal digital Actualite.CD, entidades insurgentes, como as Forças Democráticas Aliadas, presentes em solo congolês desde 1995, massacraram milhares de civis na cidade de Beni, província de Kivu do Norte.

À margem do fórum da entidade mundial, com sede na cidade norte-americana de Nova Iorque, na véspera o governante da RDC reuniu-se com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Segundo relatos, ambas as personalidades discutiram os atuais esforços do governo da República Democrática do Congo para estabelecer a paz e a estabilidade no país, especialmente nas províncias do leste.

Em várias ocasiões, o Executivo da nação africana manifestou, por outro lado, a necessidade de uma distribuição mais equitativa das vacinas contra a Covid-19, doença que tem graves repercussões nos países africanos.

Esse tema relacionado à pandemia, junto com as mudanças climáticas, abriu os debates do segmento de alto nível da AGNU no dia anterior.

rgh / obf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.