6 de December de 2021

NOTICIAS

Presidente do Vietnã em Nova York para debates na ONU

Presidente do Vietnã em Nova York para debates na ONU

Nações Unidas, 21 set (Prensa Latina) O presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, chegou hoje à cidade estadunidense de Nova York para participar dos debates de alto nível do 76ú Período de Sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chefe de Estado se dirigirá ao plenário na tarde de quarta-feira; participará de uma conferência global online sobre Covid-19, intitulada Por fim à pandemia, construir um melhor futuro; e realizará reuniões com líderes e altos funcionários de outros Estados.

A sua presença aqui coincide precisamente com o 44ú aniversário da entrada da República Socialista do Vietnã na ONU.

Além disso, com o Dia Internacional da Paz, data com a qual seu país faz honra com uma política externa baseada no respeito à Carta das Nações Unidas e às leis de aceitação universal, bem como com suas grandes contribuições para essa e outras organizações internacionais, multilaterais e regionais.

Em 2020-2021, pela segunda vez em sua história, a nação asiática ocupou um cargo não permanente no Conselho de Segurança e, conforme avaliação da Secretaria-Geral da ONU e dos demais Estados membros, deu contribuições significativas para os debates naquele órgão e na Assembleia Geral.

Uma das iniciativas, aprovada por esmagadora maioria, foi a celebração do Dia Internacional de Preparação contra as Epidemias, no dia 27 de dezembro de cada ano.

Recentemente, o Vietnã enviou mais de 240 oficiais para missões de manutenção da paz no Sudão do Sul e na República Centro-Africana, e para o Departamento de Operações da ONU.

Também instalou três hospitais de campanha de segunda categoria nessas nações africanas.

O presidente vietnamita chegou a Nova York vindo de Havana, onde fez uma visita oficial de três dias a convite de seu homólogo e primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, Miguel Díaz Canel, que lhe concedeu a Ordem José Martí, a mais alta que confere a República de Cuba.

Durante a estada na ilha, os dois países firmaram uma série de acordos que fortalecem suas históricas relações de amizade e cooperação.

npg / asg / hb/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.