26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba defende cooperação contra desaparecimentos forçados e a tortura

Cuba defende cooperação contra desaparecimentos forçados e a tortura

Genebra, 21 set (Prensa Latina) Cuba apelou hoje para a cooperação internacional para combater crimes como desaparecimentos forçados e tortura, assunto debatido durante a 48ª sessão do Conselho de Direitos Humanos nesta cidade.

Falando na reunião, o representante permanente da ilha junto ao Escritório das Nações Unidas, Juan Antonio Quintanilla, disse que a vida, a liberdade e a segurança das pessoas são pilares fundamentais nas ações das autoridades cubanas.

Nossa estrutura legal e as políticas aplicadas nos permitem garantir que, por mais de seis décadas, não houve casos de desaparecimentos forçados e torturas em território cubano, disse.

Também destacou que sua nação desenvolve e aplica ferramentas como o registro único de detentos, que é automatizado, atualizado em tempo real e pode ser consultado em qualquer unidade policial.

Por outro lado, o diplomata questionou porque o Conselho não inclui em seus documentos relatórios sobre crimes deste tipo nos países desenvolvidos, apesar da existência de numerosas queixas e provas apresentadas por membros da sociedade civil.

Quintanilla advertiu que os desaparecimentos de migrantes e membros de minorias étnicas, incluindo menores, são relatados diariamente nos estados da UE.

No entanto, estes casos não são analisados nesta reunião, disse.

Nós nos perguntamos se o desequilíbrio nos relatórios é devido a uma questão de metodologia ou se existem outros elementos como represálias, ameaças ou autocensura por parte das vítimas, disse ele.

mgt/ gas/bm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES