30 de November de 2021

NOTICIAS

Associação Cubana das Nações Unidas condena coacção contra países

Associação Cubana das Nações Unidas condena coacção contra países

Havana, 21 set (Prensa Latina) A Associação Cubana das Nações Unidas (ACNU) condenou hoje a imposição de medidas coercivas unilaterais contra países soberanos, em uma declaração a propósito do Dia Internacional da Paz.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Tal é o caso do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo dos Estados Unidos contra Cuba e seu recrudescimento em tempos de pandemia, que dificulta a criação de estratégias de desenvolvimento no país e é o principal obstáculo à realização da Agenda 2030’, assinala o documento.

O ACNU reconheceu a capacidade da ilha de criar três vacinas próprias contra a Covid-19, apesar destas condições.

Do mesmo modo, reafirmou seu compromisso com a Proclama da América Latina e do Caribe como Zona de Paz e instou as nações da região a buscar uma solução para suas diferenças.

Neste sentido, a Associação fez um apelo à comunidade internacional para que se junte à celebração deste dia e promova um cenário sem injustiças.

Na opinião deste organismo, ‘a paz não se trata apenas da ausência de conflitos, mas também da capacidade de aceitar, ouvir, reconhecer, respeitar e apreciar os outros’.

Por outro lado, o documento reiterou a importância da Agenda 2030, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como um guia para todos os países em busca da prosperidade e do desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente.

A ACNU é uma organização da sociedade civil cubana, defensora dos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e das normas do Direito Internacional.

Há 40 anos, a ONU estabeleceu o dia 21 de setembro para comemorar e fortalecer os ideais de paz em cada nação, a fim de que estas se sintam motivadas para cumprir uma cessação de hostilidades.

mem/idm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.