26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vacinação anti-Covid-19 em Cuba para crianças, mais um passo na vida

Vacinação anti-Covid-19 em Cuba para crianças, mais um passo na vida

Havana, (Prensa Latina) Em meio à complexa situação epidemiológica global devido à pandemia de Covid-19, a campanha de vacinação infantil em Cuba contra esta doença significa hoje mais uma etapa na vida.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou recentemente que as crianças – que ainda não receberam a vacina Covid-19 na maioria dos países – representam um percentual maior de hospitalizações e até mortes pela doença.

Em 2020, mais de 1,5 milhão de casos em idade pediátrica foram notificados na América Latina e no Caribe com o vírus SARS-CoV-2, a causa da infecção; enquanto nos nove meses deste ano, o número de novas infecções ultrapassa 1,9 milhão, segundo dados da agência regional de saúde.

Cuba registrou um total de 26.989 menores nos últimos 15 dias, uma média de 1.799 a cada 24 horas, alertaram especialistas do Ministério de Saúde Pública deste país.

Diante desse cenário, o Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed), entidade reguladora nacional, aprovou em 3 de setembro a primeira campanha de imunização em massa anti-Covid-19 para crianças de 2 a 18 anos.

De 5 de setembro até o mesmo dia de novembro, crianças entre 12 e 18 anos são imunizadas com a Soberana 02; enquanto os de 2 a 11 anos receberão as doses deste injetável de 15 de setembro a 15 de novembro.

Além disso, será administrado Soberana Plus, previsto no esquema como dose de reforço. Também de 3 de setembro a 4 de outubro, receberão alunos do 12ú ano e adolescentes de 18 anos que estejam cursando o último ano do ensino pré-universitário (bacharelado) e profissional técnico, bem como os do último ano da formação pedagógica, receberam as três doses da vacina Abdala.

É um processo escalonado para chegar ao final do mês com grande parte da população pediátrica com a primeira injeção das três previstas em ambos os esquemas de vacinação.

Nesse período, as crianças não infectadas serão imunizadas, inclusive aquelas com doenças crônicas compensadas.

Excluem-se, por enquanto, aqueles que recebem tratamentos com esteroides que terão que esperar para minimizar essas doses no sangue, os alérgicos ao tiomersal e aos convalescentes, aos quais o produto será aplicado posteriormente.

O Abdala, desenvolvido pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, demonstrou eficácia de 92,28 em seus ensaios clínicos em termos de capacidade de prevenção de doenças sintomáticas.

Por sua vez, o esquema heterólogo de duas doses de Soberana 02 mais um potenciador do seu homólogo Soberana Plus, ambos do Instituto Finlay de Vacunas (IFV), mostrou 91,2% de eficácia durante os ensaios clínicos também na prevenção da doença sintomática.

Cientistas e autoridades de saúde do país reiteraram a eficácia dessas vacinas também na população pediátrica, após divulgarem resultados de ensaios clínicos realizados nessa faixa etária para avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade dos injetáveis.

Por exemplo, com o Soberana 02, ‘após duas doses, 99,3% das crianças de 3 a 11 anos e 92,9% das crianças de 12 a 18 anos tiveram uma resposta de anticorpos quatro vezes maior do que o nível pré-vacinação’, indica um texto da IFV.

Eles detalham que a resposta imune é superior a 50% a partir de 14 dias após a aplicação da segunda dose deste produto. Da mesma forma, essa resposta de anticorpos é muito maior do que a induzida por infecção natural em crianças, dizem os especialistas.

Eles acrescentam que, após a administração da dose de reforço Soberana Plus, é detectado um aumento significativo na resposta de todas as variáveis ​​imunológicas.

Nenhum evento adverso sério ou grave foi relatado, 94,6% foram de intensidade leve e 5,4% de intensidade moderada; A maioria deles apareceu nas primeiras 24 horas após a aplicação da vacina e durou menos de um dia.

Cuba tem uma vasta experiência na pesquisa e produção de vacinas, utilizadas no território nacional e no exterior; bem como em campanhas de imunização da população infantil.

Especificamente, especialistas da nação caribenha estão atualmente trocando informações com especialistas da Organização Mundial e Pan-Americana da Saúde para fazer avançar o processo de reconhecimento internacional das vacinas anti-Covid-19 deste país.

jcm / alb / rbp / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES