28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente cubano elogia condecoração a homólogo vietnamita

Presidente cubano elogia condecoração a homólogo vietnamita

Havana, 20 set (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel elogiou hoje a condecoração com a Ordem José Martí a seu homólogo vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, e disse que foi uma honra.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O líder cubano destacou em sua conta no Twitter a concessão da distinção máxima do país caribenho ao líder do Estado asiático, que foi descrito como um querido amigo da ilha antilhana.

Díaz-Canel também destacou o exemplo deixado pelo Vietnã, que ele considerou uma inspiração para os cubanos em todos os momentos.

No dia anterior, o Presidente Nguyen Xuan Phuc recebeu a ordem com o nome do Herói Nacional de Cuba, em reconhecimento a sua contribuição para o fortalecimento dos laços históricos de irmandade entre os dois povos. Em seu discurso, o Ministro do Comércio Exterior e Investimento, Rodrigo Malmierca, referiu-se às humildes origens do líder vietnamita, que desde cedo se uniu à luta revolucionária e à militância no Partido Comunista de seu país.

Ele fez especial referência a sua contribuição para a promoção de relações estreitas entre os dois países e sua defesa permanente da ilha do Caribe diante do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA.

Por sua vez, Nguyen Xuan Phuc disse que estava honrado e profundamente emocionado por receber a Ordem José Martí, e em nome de seu país expressou sincera e profunda gratidão pelo carinho e reconhecimento dos esforços vietnamitas para fortalecer os laços históricos de amizade.

Ele lembrou que Cuba foi o primeiro estado no hemisfério ocidental a estabelecer relações plenas com o país asiático, e comentou que desde o início do vínculo forjado pelos líderes Fidel Castro e Ho Chi Minh, muitas gerações dedicaram seu trabalho para enriquecer essa irmandade.

Por essa razão, ele compartilhou a homenagem com todos aqueles que, em seis décadas de relações bilaterais, fomentaram a solidariedade, o apoio mútuo, a cooperação e o desenvolvimento próspero dos dois países.

Ele também reafirmou a vontade de manter os laços transparentes e exemplares que unem os dois povos, governos e partidos comunistas, comprovados ao longo da história.

O Presidente vietnamita está em visita oficial a Cuba desde sábado, durante a qual ele realizou reuniões com as mais altas figuras do Estado e do Governo.

Como parte da visita, vários acordos foram assinados nas áreas de saúde, biotecnologia, justiça, produção de alimentos e intercâmbio acadêmico, entre outros.

mem/kmg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.