27 de November de 2021

NOTICIAS

Lava do perigoso vulcão em La Palma, Ilhas Canárias, segue avançando

tremores-e-lava-no-panorama-do-vulcao-la-palma-espanha

Lava do perigoso vulcão em La Palma, Ilhas Canárias, segue avançando

Madri, 20 set (Prensa Latina) Uma equipe especializada de cientistas avalia hoje as erupções do vulcão na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, onde o movimento de lava já destruiu casas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Até agora sem vítimas para lamentar, o vulcão mantém a população da região em suspense e emite ‘um fluxo de lava com altura média de seis metros que literalmente corrói casas’, disse o presidente do Cabildo, Mariano Hernández Zapata.

Em declarações à TVE, Hernández Zapata também especificou que o lento avanço da lava é devastador e também destrói infraestruturas, colheitas e tudo o que encontra no seu caminho para a costa do vale do Aridane.

A situação tornou-se tensa, o que no último minuto obrigou o Presidente do Governo, Pedro Sánchez, a adiar a sua deslocação às Nações Unidas, para onde teve de se deslocar ontem.

Sánchez aparecerá em breve em La Palma, acompanhado de seu Ministro do Interior, para analisar a situação com os especialistas. A porta-voz do executivo, Isabel Rodríguez, disse que dependendo da situação do vulcão, será decidido se o presidente vai ou não a Nova York.

A ministra da Defesa, Margarita Robles, comentou que a Unidade de Emergência Militar (UME) conta com 67 integrantes e 30 viaturas destacadas em La Palma, contingente que vai aumentar ao longo da manhã até chegar a 180 militares e 57 viaturas.

Da mesma forma, três hidroaviões estão programados para chegar à tarde.

Robles frisou que serão disponibilizados todos os meios necessários para enfrentar a erupção vulcânica e, nesse sentido, indicou que é importante enviar algum tipo de material e pessoal especializado em gases se necessário.

Para apoiar as tarefas com os desabrigados, ontem foi montado o quartel El Fuerte, onde já foram acolhidas mais de 200 pessoas com mobilidade reduzida e também famílias com crianças.

Por enquanto, as autoridades acham que as pessoas não correm perigo, mas a lava vulcânica pode causar enormes perdas materiais em instalações turísticas, residências e plantações de banana, um de seus principais itens econômicos.

O Ministro da Defesa sublinhou que o Governo dispõe de todos os recursos necessários à disposição de La Palma.

O presidente do Cabildo repetiu que a situação em La Palma é desoladora, esperando que o fluxo de lava entre no mar na costa de Tazacorte, possivelmente em Playa Nueva, em Los Guirres.

‘Graças a este trabalho anterior de cientistas, começando pelo Instituto Geográfico Nacional e Involcán, foi possível evacuar os dependentes horas antes da erupção e mais de cinco mil pessoas foram despejadas’, observou Hernández Zapata.

jcm / ft / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.