23 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Crime da Frente Tigray continua no norte da Etiópia

Crime da Frente Tigray continua no norte da Etiópia

Addis Abeba, 20 set (Prensa Latina) Desde novembro de 2020, a Etiópia quase sempre acorda entre saltos de angústia pela atividade criminosa da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) na região norte e hoje não é exceção.

A triste notoriedade da organização na mídia continua nesta segunda-feira, quando transcende a preocupação da Comissão de Direitos Humanos (CEDH) do país sobre a situação da população civil em Kobo, cidade localizada na região de Amhara.

Um comunicado expressa o alarme da CEDH (sigla em inglês), devido aos relatórios recentes que recebeu de vários ataques perpetrados pela Frente contra os habitantes e instituições dessa demarcação e os assentamentos rurais adjacentes.

Segundo a Comissão, ‘os atentados incluem bombardeamentos, buscas em residências, assassinatos, saques e destruição de infraestruturas’, e são semelhantes aos massacres perpetrados noutros locais de Amhara (Maikadra, Agamsa e Cheena) e em Galikoma, no região de Afar.

No entanto, ressalta, ‘segundo várias fontes, muitos organismos internacionais e os meios de comunicação não fazem os esforços necessários para expor essas atrocidades e condenar os autores materiais e intelectuais’, identificados como seguidores ou membros da TPLF (sigla em inglês) .

Neste fim de semana, foi divulgado um documento detalhando os planos do grupo para subverter a ordem constitucional e destruir o governo etíope, em quase uníssono com uma carta aberta do primeiro-ministro Abiy Ahmed ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Ahmed acusou a comunidade internacional, e diretamente a administração dos Estados Unidos, de não tomar uma posição firme contra as atrocidades da TPLF, declarou um grupo terrorista do Parlamento.

No início de novembro passado, a Frente atacou o exército federal em Tigray e o Prêmio Nobel da Paz-2019 respondeu com uma ofensiva militar para neutralizá-lo e restaurar a legalidade na demarcação.

Desde então, foram iniciados processos judiciais contra vários líderes do grupo, enquanto outros continuam foragidos, acusados ​​de violar os direitos humanos antes e depois do ataque.

Para facilitar o trabalho agrícola e garantir a assistência humanitária, o governo decretou um armistício no final de junho, mas a organização o rejeitou.

Por meio de suas operações, a TPLF deslocou até agora mais de 700.000 cidadãos em Afar e Amhara, embora cerca de cinco milhões de etíopes tenham sido afetados, de acordo com vários relatórios oficiais.

A organização, considerada uma ameaça à segurança da Etiópia e à estabilidade do chamado Chifre da África, também tem acusações de obstruir a gestão humanitária do governo e operações de financiamento em outras partes do território nacional para desestabilizar o país.

jcm / raj / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES