28 de November de 2021

NOTICIAS

Desfile busca reivindicar caporalazo como dança da Bolívia

Desfile busca reivindicar caporalazo como dança da Bolívia

La Paz, 19 set (Prensa Latina) A convocação de dançarinos e apreciadores para um desfile massivo na Plaza San Francisco da cidade de La Paz busca hoje reivindicar o caporalazo como uma autêntica dança folclórica da Bolívia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O secretário municipal de cultura, Rodney Miranda, convidou a associação de grupos de La Paz, Oruro, Cochabamba e outros departamentos a participar de um programa multicultural para mostrar ao mundo que o caporal é boliviano.

Miranda descreveu o evento como um acontecimento histórico e acrescentou que, além dos bailarinos, participarão bandas musicais e confrarias de guarda-costas interessadas em fazer parte da iniciativa.

Esta dança está registrada como uma das especialidades do Carnaval de Oruro e foi declarada em maio de 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Saltos, giros, sapateados de salto alto e coreografias compõem o chamado caporal em que os homens usam fantasias com lantejoulas e sinos nas botas, enquanto as mulheres mostram um chapéu tipo cogumelo, vestidas com ombreiras e saias curtas.

mem / yrv / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.