30 de November de 2021

NOTICIAS

Sudeste asiático desconfia do pacto militar Aukus

Sudeste asiático desconfia do pacto militar Aukus

Jacarta, 18 set (Prensa Latina) Vários países do sudeste asiático estão desconfiados do alcance do pacto trilateral de defesa entre os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália (Aukus), de acordo com a imprensa nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O primeiro-ministro malaio Ismail Sabri Yaakob falou com seu colega australiano Scott Morrison na sexta-feira e expressou hoje cepticismo.

A aliança seria um ‘catalisador para uma corrida armamentista nuclear na região do Indo-Pacífico’. Ao mesmo tempo, provocará outros poderes a agir de forma mais agressiva na região, disse ele em uma declaração pública.

A nota dizia que os dois líderes chegaram a um acordo para renovar seu compromisso mútuo de manter a paz e a segurança internacionais, mas não há nenhuma garantia disso no momento.

Muitos países da região não querem ser arrastados para a rivalidade EUA-China, disse ao site BenarNews Rizal Sukma, ex-embaixador da Indonésia na Grã-Bretanha.

O pesquisador sênior do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, sediado em Jacarta, disse que isso iria alimentar uma corrida armamentista na região.

Entre suas seções mais criticadas está uma que permitirá aos EUA e ao Reino Unido dar à Austrália a tecnologia para construir oito submarinos movidos a energia nuclear, algo completamente sem precedentes.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Zhao Lijian, na quinta-feira, chamou-o de ‘extremamente irresponsável’ e disse que seria contraproducente para os três poderes envolvidos.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia disse na sexta-feira que estava ‘observando cautelosamente’ a decisão.

A Indonésia está ‘muito preocupada com a contínua corrida armamentista e projeção do poder militar na região’, disse uma declaração do Ministério das Relações Exteriores.

Enquanto isso, o Secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, expressou suas preocupações em uma conversa telefônica com seu homólogo australiano Peter Dutton na sexta-feira.

Outros governos do sudeste asiático, incluindo a Malásia, Tailândia e Vietnã, ainda não comentaram o Aukus, sugerindo a incerteza estratégica prevalecente na região.

mem/lp/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.