29 de November de 2021

NOTICIAS

Cúpula da CELAC no México debate o plano de ação 2021-2022

Cúpula da CELAC no México debate o plano de ação 2021-2022

Cidade do México, 18 set (Prensa Latina) A Sexta Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (CELAC) foi aberta hoje no México com líderes dos 33 países membros para discutir uma ampla agenda, incluindo o plano de ação 2021-22.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em um sentido geral, os dignitários devem examinar a reativação econômica regional, como ela será fomentada e as relações com parceiros extrarregionais dentro de um programa de cooperação internacional de parceiros além de suas fronteiras continentais.

Desta forma, buscarão fortalecer as atividades no âmbito do chamado Fórum CELAC-China, da União Europeia e de outras áreas de interesse previamente definidas com a região. Além das aproximações com a União Africana, a Associação das Nações do Sudeste Asiático e o diálogo e cooperação permanentes com a Índia. Outro tópico importante na agenda desta cúpula está relacionado ao meio ambiente e à mudança climática, a fim de tentar promover uma perspectiva de impacto em ambos os aspectos e desenvolver uma gestão sustentável dos recursos oceânicos.

Eles também examinarão o progresso feito em igualdade, gênero e diversidade dentro da promoção de uma perspectiva de gênero e a proteção de populações vulneráveis, de acordo com os documentos aprovados na reunião dos ministros das relações exteriores antes da cúpula.

Outro aspecto está relacionado à inovação, onde o compromisso é promover o desenvolvimento científico e tecnológico com foco na região, bem como a integração latino-americana e caribenha, que a Celac deve promover em todas as suas ações.

A questão mais espinhosa, que estava relacionada ao futuro da OEA, perdeu impulso e só se reduziria à criação de um grupo de reflexão sobre seu futuro se o assunto fosse colocado em cima da mesa, pois uma discussão sobre o assunto não está na agenda, pelo menos não na forma escrita, de acordo com rumores.

Tal grupo de trabalho teria que conceber um método para que todas as partes concordassem, já que existem notórias diferenças de opinião entre os 33 estados membros.

Assim, segundo o Ministro das Relações Exteriores Ebrard, a cooperação deve ter precedência sobre as questões políticas, o que inclui a OEA.

A cúpula trabalhará sobre a documentação preparada e fornecida pelos ministros, que dividiram o programa por áreas de trabalho que vão desde a recuperação econômica pós-pandêmica até o fortalecimento da estrutura e a melhoria do funcionamento do Celac.

msm/lma/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.