3 de December de 2021

NOTICIAS

Conselho Diretivo da OPAS discutirá resposta à pandemia de Covid-19

Conselho Diretivo da OPAS discutirá resposta à pandemia de Covid-19

Washington, 18 set (Prensa Latina) A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) realizará seu 59ú Conselho Diretor para analisar a resposta à pandemia de Covid-19 e os principais desafios de saúde para a região, anunciou hoje a organização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Programado para acontecer de 20 a 24 deste mês, pelo segundo ano consecutivo o evento será realizado virtualmente, e os ministros do setor nas Américas apresentarão as experiências de seus respectivos países em lidar com a emergência sanitária atual.

A sessão de abertura é esperada pelos Presidentes Sebastián Piñera do Chile e Carlos Alvarado Quesada da Costa Rica, bem como pelo Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e pela Diretora da OPAS, Carissa Etienne.

O chefe do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mauricio Claver-Carone, e o Secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Xavier Becerra, também falarão.

Além disso, o Ministro da Saúde e Proteção Social da Colômbia e Presidente que sai do Conselho Diretor da OPAS, Fernando Ruiz Gómez, também falará.

Em 20 de setembro, a Diretora da OPAS apresentará seu relatório anual para o período de julho de 2020 a julho de 2021, que se concentra na cooperação prestada pela organização para ajudar as nações a responder à pandemia, mantendo e fortalecendo ao mesmo tempo suas conquistas em saúde.

Na quarta-feira, 22 de setembro, eles fornecerão uma atualização sobre a situação da Covid-19 na região.

As discussões também abordarão políticas ou roteiros destinados a aumentar a capacidade de produção de medicamentos essenciais e tecnologias de saúde na região.

A revitalização da vacinação como um bem público, a transformação digital do setor de saúde, a construção de sistemas resilientes e a recuperação pós-pandêmica também serão discutidas.

Paralelamente ao Conselho Diretor, as atividades incluirão um evento sobre transferência de tecnologia para a produção de vacinas mRNA, onde a OPAS anunciará os beneficiários e os projetos regionais selecionados para desenvolver esses produtos, bem como o consórcio de fabricantes que trabalharão com essa tecnologia.

A fim de discutir uma resposta abrangente ao prolongamento da crise desencadeada pela pandemia e a ligação entre saúde e economia, a diretora da OPAS e a diretora da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, realizarão uma reunião no âmbito do 59ú Conselho.

Durante a semana do evento, será entregue o Prêmio OPAS de Gestão e Liderança em Serviços de Saúde 2021.

O encontro regional pode ser acompanhado ao vivo no site da OPAS, através de seu canal no YouTube ou de sua conta no Twitter.

rgh/cdg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.