2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia Humana reconhecido como partido político nesta semana

Colômbia Humana reconhecido como partido político nesta semana

Bogotá, 18 set (Prensa Latina) O reconhecimento da Colômbia Humana como partido político é uma das questões mais importantes desta semana, pois seu fundador, Gustavo Petro, é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na última quinta-feira, a Câmara Plena do Tribunal Constitucional votou oito contra um para conceder status legal ao movimento político de esquerda fundado pela Petro em 2011.

O ex-prefeito de Bogotá e senador da República entrou com uma ação tutelar para que o grupo fosse reconhecido como partido, com base nos resultados das últimas eleições.

A Corte Constitucional concluiu que, ao obter o segundo maior voto nas eleições presidenciais de 2018 e uma cadeira no Congresso da República, o partido deveria obter status legal.

Apesar do pedido da Petro, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) negou repetidamente o reconhecimento da Colômbia Humana como partido.

A CNE argumentou que, para isso, tinha que obter 3% do total de votos nas eleições legislativas.

Apesar desta posição, o Tribunal tomou uma decisão majoritária e ordenou que a NEC concedesse o reconhecimento solicitado pela Petro com base no Estatuto da Oposição, que criou uma forma adicional de acesso aos órgãos eleitos.

Com a decisão do Tribunal, nasce uma nova parte na Colômbia, que fazia parte da União Patriótica (UP), que tem reconhecimento legal.

‘A justiça finalmente foi feita. Colombia Humana tem seu status legal. O Tribunal cumpriu seu dever, enquanto o Conselho Nacional Eleitoral o obstruía. Parabéns! Avançar com o Pacto Histórico’, escreveu a presidente da UP, Aida Avella, em sua conta no Twitter.

O analista e escritor León Valencia destacou que ‘com a personalidade da Colômbia Humana há um novo mapa de partidos e da política colombiana, espero que o Partido Verde não se divida, a esquerda colombiana teria assim dois partidos fortes e competitivos para disputar as eleições com uma série de partidos de direita’.

Gustavo Petro, pré-candidato presidencial ao Pacto Histórico, é o favorito até agora para se tornar o candidato desta coalizão política e eleitoral composta por partidos progressistas e movimentos sociais como Colombia Humana, Comunes, Movimiento Alternativo Indígena y Social, entre outros, com vistas às eleições de 29 de maio de 2022.

rgh/otf/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.