1 de December de 2021

NOTICIAS

Apelo fervoroso de López Obrador na CELAC por unidade e cooperação

Apelo fervoroso de López Obrador na CELAC por unidade e cooperação

México, 18 set (Prensa Latina) O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador fez hoje um fervoroso apelo à unidade e cooperação continental através da reativação econômica na qual toda a América Latina e o Caribe podem participar e se beneficiar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em seu discurso de abertura na VI Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (CELAC) no Palácio Nacional, o presidente lançou as bases para uma das principais questões que formam a plataforma de trabalho dos líderes de 33 países da região.

Ele proclamou que é hora de acabar com a letargia em que estamos, de propor uma nova relação continental e de eliminar as políticas de bloqueio e maus-tratos e mudá-la para a opção de respeitar uns aos outros, caminhar juntos e associar-se para o bem da América.

O anfitrião pediu uma revitalização da economia regional e listou as muitas vantagens existentes para conseguir isso, tais como uma grande massa de mão-de-obra qualificada, desenvolvimento tecnológico, povos educados em todo o continente com grande diversidade nesse campo, distâncias geográficas curtas que reduzem os custos e demanda suficiente por bens.

Ele levantou a necessidade de uma ação participativa conjunta com organizações amigas como a CEPAL, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e outras, e planeja promover uma comunidade econômica comercial.

Esta integração deve ter uma dimensão social, com um compromisso de investimento para o bem-estar de todos os povos da América, para alcançar justiça sem regressão, e para avançar em direção à modernidade forjada a partir de baixo e para todos.

Ele pediu o apoio do Congresso dos EUA para alocar recursos para nossos povos e pôr fim à desigualdade e à violência, causas fundamentais do êxodo latino-americano e caribenho.

rgh/lma/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.