28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rede de roubo e tráfico de medicamentos desmantelada no Panamá

Rede de roubo e tráfico de medicamentos desmantelada no Panamá

Panamá, 17 set (Prensa Latina) Uma suposta rede criminosa acusada de roubo e tráfico de medicamentos e suprimentos médicos foi desmantelada no Panamá em várias batidas, durante as quais 12 pessoas foram presas e serão levadas à justiça hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministério Público (MP) informou que entre os presos estavam quatro funcionários do Fundo de Previdência Social (CSS) e um do Instituto Nacional de Oncologia, e durante as buscas em casas, lojas, clínicas privadas e farmácias, apreenderam remédios, seringas, estetoscópios, máscaras e gaze, entre outros produtos.

A investigação preliminar, realizada pela PM e pela polícia, revelou que os itens foram roubados de instituições estatais pertencentes ao CSS e vendidos a vários estabelecimentos privados para venda ao público.

Em resposta ao incidente, o CSS emitiu um comunicado afirmando que não tolerará qualquer ação em detrimento do patrimônio institucional por parte de seus trabalhadores, e considerou a cumplicidade daqueles que receberam os suprimentos roubados como um ‘ato criminoso’.

Através do que as autoridades denominaram Operação Suprimentos, determinaram que os roubos ocorreram em uma policlínica em Arraiján, na província do Panamá Ocidental, e no Hospital de Especialidades Pediátricas, na capital.

Alguns dos suprimentos roubados do CSS foram 75 embalagens de papel toalha, 70 caixas de papel higiênico, uma grande quantidade de medicamentos, desfibriladores, cadernos de incapacidade assinados e em branco, códigos de barras, documentação institucional, recipientes para coleta de amostras e caixas de kits de cotonetes.

A falta de medicamentos para os segurados do CSS é uma questão recorrente que até provoca ocasionais manifestações em massa diante das instituições de saúde, o que levou a uma crise em março passado entre os pacientes com doenças crônicas, que se sentiram pessimistas em relação às promessas de várias administrações.

Roger Barés, residente do Comitê de Proteção ao Paciente e à Família, disse à Rádio Panamá na época que a máfia dos medicamentos ainda está brincando com a vida dos pacientes, pois eles têm que comprar medicamentos em farmácias privadas a preços altos.

mem/orm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.