29 de November de 2021

NOTICIAS

China chama a evitar interferência externa nos assuntos da Ásia

China chama a evitar interferência externa nos assuntos da Ásia

Beijing, 17 set (Prensa Latina) O presidente chinês, Xi Jinping, pediu hoje que se refreiem as tentativas de ingerência estrangeira nos assuntos nacionais e regionais, após insistir no respeito aos princípios da Carta da ONU.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando em uma cúpula de alto nível da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), o presidente pediu para nunca permitir a interferência de outros e indicou que as nações da área devem se agarrar ao propósito de buscar o progresso para si mesmas.

Considerou pertinente ampliar a cooperação e o livre comércio para facilitar o desenvolvimento comum e assegurou que a China prestará assistência aos países mais necessitados para fortalecer suas capacidades e melhorar as condições de vida da população.

Nesse ponto, ele prometeu mais contribuição aos esforços globais para superar a pandemia de Covid-19.

Por outro lado, Xi destacou a importância do diálogo e tendo em mente os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, para fornecer soluções para questões de interesse de toda a comunidade internacional.

Ele destacou o trabalho da OCS em se estabelecer como uma plataforma onde uma nova forma de relações internacionais é construída e instou a trabalhar mais para salvaguardar a paz duradoura e a prosperidade de seus membros.

Essa organização realizou a 21ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo no Tajiquistão e com a preocupação com o conflito afegão como um dos pontos-chave do debate.

A reunião ocorreu na sequência de uma outra reunião ontem entre os ministros das Relações Exteriores do bloco, na qual eles decidiram promover uma ‘transiçãosem contratempos’ no Afeganistão.

A OCS é composta pela China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão, Índia e Paquistão.

Afeganistão, Belarus, Irã e Mongólia também participam como observadores, enquanto como parceiros estão Armênia, Azerbaijão, Camboja, Nepal, Sri Lanka e Turquia.

oda / ymr / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.