5 de December de 2021

NOTICIAS

O filme Noche de fuego torna a violência doméstica visível no México

O filme Noche de fuego torna a violência doméstica visível no México

México, 16 de set (Prensa Latina) Com a estreia nos cinemas mexicanos do filme Noche de Fuego, a diretora Tatiana Huezo pede ações enérgicas contra a violência doméstica e o narcotráfico que hoje afetam esta nação norte-americana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Reconhecido em junho com menção especial na seção Una Certain Mirada do Festival de Cannes, França, o filme retrata a violência sofrida por mulheres que vivem em pequenas cidades, consequência direta do crime organizado e do tráfico de drogas.

O lançamento nos cinemas do país reativa a sétima cena artística mexicana em um ano marcado pela pandemia Covid-19, pois trata de uma questão específica neste país que já registrou mais de 500 feminicídios neste ano, segundo o relatório da organização Causa en Común.

Primeiro filme de ficção de Huezo, o projeto teve como referência o romance Ladydi de Jennifer Clement (2014), que conta a história de Ana e suas melhores amigas, Paula e Maria, em uma pequena cidade controlada pelo narcotráfico.

Segundo a sinopse desta obra, o audiovisual gira em torno do controle do corpo, da masculinização da imagem feminina como símbolo de resistência e do medo de ser mulher porque implica tornar-se objeto de outrem ou desaparecer.

Em entrevista coletiva virtual, o diretor destacou a importância de colocar a questão de gênero em pauta, uma vez que essa realidade não se limita a regiões dominadas pelo crime, mas ocorre em todas as áreas e camadas sociais.

Durante a noite de abertura oficial, realizada em 14 de setembro, personalidades da sétima indústria da arte mexicana discutiram as questões levantadas no filme, que abriu o debate nacional contra a violência e pelos direitos de meninas e mulheres.

rgh / lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.