30 de November de 2021

NOTICIAS

Mulheres estrelam o terceiro dia do Festival Timbalaye em Cuba

Mulheres estrelam o terceiro dia do Festival Timbalaye em Cuba

Havana, 16 de set (Prensa Latina) O talento feminino protagoniza o terceiro dia da 13ª edição do Festival Timbalaye 2021 com uma representação de defensores de gênero em Cuba como prova hoje de que as mulheres cantam rumba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A afirmação se traduz na canção do projeto Equipe Cuba de la Rumba, uma iniciativa que promove esta música tradicional na cena sonora cubana e virá a tornar visível a incursão das mulheres em um cenário que tem sido exclusivo dos homens.

O canal oficial do Ministério da Cultura no Youtube, o canal Clave e a plataforma Streaming Cuba transmitirão a apresentação que contará também com a atuação de Afroamérica, Thelmary e Habana Sana, Brenda Navarrete, o grupo portador Tumba Francesa Los Bejucos e um recital de Obini Bata.

O evento, que vai estender sua programação virtual até o dia 17 de setembro, propõe shows, apresentações de livros, entrevistas e intercâmbios teóricos de especialistas e cultores do gênero na ilha.

O festival salvaguarda essas expressões músico-dançantes por meio de um projeto de integração cultural, idealizado e promovido pelas dançarinas folclóricas cubanas Ulises Mora e Irma Castillo.

Por meio da Associação Cultural Aché, presidida por Mora y Castillo desde 1995 na Itália, a iniciativa promove atividades de preservação da memória do legado africano e da rumba.

Este gênero musical, nascido em Cuba durante o século 19, está na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura desde 2016.

rgh / yrv / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.