29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador pede a Joe Biden que suspenda o bloqueio de Cuba

López Obrador pede a Joe Biden que suspenda o bloqueio de Cuba

México, 16 set (Prensa Latina) O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador apelou hoje ao presidente americano Joe Biden para agir com grandeza e pôr um fim ao bloqueio e à política de agravamento para Cuba para sempre.

Em um discurso pelo 211ú aniversário da independência do México, com o qual ele abriu o tradicional desfile militar comemorativo da entrada do exército Trigarante na Cidade do México em 1821, o presidente reiterou sua opinião expressa em junho passado no Castelo de Chapultepec sobre a grandeza do povo cubano.

Diante do Presidente Miguel Díaz-Canel, um convidado especial, que compartilhou com ele um tribunal e também fez um discurso, López Obrador reiterou que Cuba representa um povo que soube ser fiel a sua continuidade histórica e afirmar seu direito de viver livremente, sem permitir a interferência de nenhuma potência estrangeira como poucas outras no mundo.

Tenho dito, e repito, que podemos concordar ou discordar da Revolução Cubana e seu governo, mas ter resistido 62 anos sem subjugar é um feito histórico indiscutível.

Por sua luta em defesa da soberania, o povo de Cuba merece o prêmio da dignidade e a ilha deveria ser reconhecida como a nova Numancia por seu exemplo de resistência, e eu acho que por isso mesmo deveria ser declarada patrimônio mundial, disse ele.

Agora só acrescento, que o governo que represento respeitosamente pede aos Estados Unidos que levantem o bloqueio contra Cuba porque nenhum Estado tem o direito de subjugar outro povo, outro país.

É necessário, salientou ele, lembrar o que Washington disse: as nações não devem tirar proveito da desgraça de outros povos. Para falar sem rodeios, é errado que o governo dos EUA utilize o bloqueio para impedir o bem-estar do povo cubano para que, forçado por necessidade, tenha que enfrentar seu próprio governo.

Se esta estratégia perversa, disse, fosse bem-sucedida, o que não parece provável, ela se tornaria um triunfo vil e desprezível, uma daquelas manchas que não podem ser apagadas mesmo com toda a água do oceano. É melhor ter compreensão, respeito mútuo e liberdade sem condições ou arrogância.

Citou como exemplo a atitude do ex-presidente americano Jimmy Carter, que foi capaz de chegar a um entendimento com o general Omar Torrijos para devolver a soberania do Panamá sobre o canal.

Espero que Biden, que é politicamente sensível o suficiente, aja com tanta grandeza e ponha um fim à política de agravar Cuba para sempre, disse López Obrador.

É hora da amizade e não do confronto. O choque pode ser evitado e os interesses de soberania e amor devem prevalecer, e ele terminou dando uma salva de palmas para o México e Cuba.

mgt/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES