2 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba adere ao protocolo de Montreal sobre meio ambiente

Cuba adere ao protocolo de Montreal sobre meio ambiente

Havana, 16 Set (Prensa Latina) Cuba cumpre hoje todos os compromissos contidos no protocolo de Montreal sobre a preservação do meio ambiente, declarou Armando Gómez, especialista do Escritório Técnico de Ozônio, sediado nesta capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em diálogo com a Prensa Latina, o engenheiro destacou a existência de legislação no país que regulamenta o uso racional de energia em equipamentos de refrigeração para reduzir emissões poluentes.

Neste dia, em que se comemora o Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozônio, vale destacar que a maior das Antilhas concentra seus esforços no cumprimento de seus compromissos quanto à eliminação gradativa do uso de substâncias nocivas ao meio ambiente, disse ele.

Por outro lado, com a entrada em vigor da Emenda Kigali desde 2019, é possível contribuir ainda mais para o combate ao aquecimento global e para o cuidado com o meio ambiente.

Este acordo constitui um passo importante nos esforços para reduzir drasticamente as emissões de gases com efeito de estufa, afirmou o especialista.

Entre os objetivos a serem cumpridos em 30 anos está reduzir em 80% a produção e o consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs), compostos orgânicos usados em aparelhos de ar condicionado e equipamentos de refrigeração que são substituídos por outros produtos químicos alternativos.

Enquanto isso, 17 entidades estatais cubanas se comprometeram com a eliminação das substâncias destruidoras da camada de ozônio (SDO) para cumprir o que foi acordado no mais eficaz e bem-sucedido dos acordos globais sobre questões ambientais, o Protocolo de Montreal, disse Goméz.

Todas essas ações são administradas por um escritório técnico pertencente ao Centro de Gestão da Informação e Desenvolvimento Energético, instituição vinculada à Agência de Energia Nuclear e Tecnologias Avançadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba.

O Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal apóia com financiamento aos países em desenvolvimento com o objetivo de erradicar gradativamente os HFCs, cumprindo seu cronograma de eliminação de substâncias poluentes da camada de ozônio até 2030.

mem/ehl/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.